Alemanha proíbe venda de smartwatches para crianças

Órgão regulador das telecomunicações diz que estes dispositivos podem ser usados para espionar as crianças

por Nathália Guimarães sab, 18/11/2017 - 10:46
Wikimedia Commons Órgão disse que já tomou medidas contra várias empresas que oferecem os relógios na internet Wikimedia Commons

O órgão alemão regulador das telecomunicações proibiu a venda de smartwatches, aqueles relógios com conexão à internet, destinados a crianças, descrevendo-os como dispositivos de espionagem. A entidade orientou aos pais que destruam esses dispositivos. As autoridades do país já haviam banido a comercialização de boneca por motivos semelhantes. As informações são da BBC.

Em um comunicado, a agência disse que já tomou medidas contra várias empresas que oferecem esses relógios na internet. "Através de um aplicativo, os pais podem usar esses relógios para ouvir o ambiente em que a criança está sem que nenhuma indicação seja emitida pelo aparelho e, por isso, devem ser considerados um sistema de transmissão não autorizado", disse a agência alemã.

A agência também pediu às escolas que prestem mais atenção a tais relógios. Esses dispositivos são geralmente destinados a crianças entre cinco e 12 anos. A maioria está equipada com um chip e uma função de telefonia limitada. Em outubro, uma entidade de defesa do consumidor norueguesa informou que alguns modelos apresentavam falhas como a transmissão e armazenamento de dados sem criptografia.

LeiaJá também

--> App gravou secretamente sons de usuários fazendo sexo

COMENTÁRIOS dos leitores