Reino Unido torna acesso à banda larga um direito legal

Provedores serão obrigados a fornecer internet de alta velocidade a qualquer pessoa que o solicite

por Nathália Guimarães qua, 20/12/2017 - 12:33
Reprodução Casas e empresas britânicas terão o direito legal ao acesso à banda larga em 2020 Reprodução

As casas e empresas britânicas terão o direito legal ao acesso à banda larga em 2020, anunciou o governo. Isso significa que os provedores serão obrigados a fornecer internet de alta velocidade a qualquer pessoa que o solicite, independentemente do local onde eles estão no país.

A operadora BT havia dito que iria fechar voluntariamente a brecha digital das velocidades de banda larga entre cidades e áreas rurais, e começaria a trabalhar imediatamente, mas argumentou que a nova legislação poderia diminuir o progresso.

A secretária de cultura, Karen Bradley, disse que estava agradecida com a BT por sua proposta, mas decidiu que apenas uma abordagem regulatória conseguiria assegurar a banda larga de alta velocidade para todos no Reino Unido, independentemente de onde a população resida ou trabalhe.

O ministro digital, Matt Hancock, disse que o lançamento não significaria que a banda larga de alta velocidade fosse automaticamente entregue a todas as propriedades. "É sobre ter o direito de exigir isso. É um programa sob demanda", informou em entrevista à BBC Radio 4.

A iniciativa faz parte do programa Universal Service Obligation (USO), que pretende entregar internet de 10 Mbps como um direito público até 2020, além de estrutura para conexões de alta velocidade (mais de 24 Mbps) para 98% da população do Reino Unido.

Hancock admitiu que o Reino Unido ainda estava atrasado em termos de velocidade de banda larga - no Japão, por exemplo, 97% das conexões possuem linhas de fibra completa, em comparação com 3% no Reino Unido.

De acordo com uma pesquisa feita pelo órgão regulador das telecomunicações britânico Ofcom, cerca de 4% das residências do Reino Unido não possuem estrutura para suportar internet de 10 Mbps, o que é equivalente a cerca de um milhão de propriedades.

LeiaJá também

--> AT&T testa internet de alta velocidade por rede elétrica

COMENTÁRIOS dos leitores