Facebook agora pedirá permissão para acessar seus dados

Novos recursos de privacidade serão lançados para todos os 2 bilhões de usuários do Facebook

por Nathália Guimarães qua, 18/04/2018 - 10:57
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Facebook está introduzindo diversos controles de privacidade para cada um dos seus 2 bilhões de usuários Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Facebook está introduzindo diversos controles de privacidade para cada um dos seus 2 bilhões de usuários. As medidas estão em conformidade com as novas leis de proteção de dados europeia, que entrarão em vigor no dia 25 de maio.

Sob as novas regras, as empresas estão sujeitas a penalidades se usarem ou coletarem informações pessoais sem o consentimento dos usuários.

O Facebook pedirá a todos os usuários, independentemente de onde morem, que revisem suas opções de privacidade, desde as informações que adicionam a seus perfis até como o Facebook usa seus dados para segmentar anúncios.

A empresa também está anunciando o retorno do reconhecimento facial para a Europa e Canadá, depois que os tribunais decidiram há sete anos que o sistema de marcação de fotos coletava dados biométricos sem o devido consentimento dos usuários.

O serviço de rede social também passará a perguntar aos usuários se desejam ou não continuar compartilhando informações políticas, religiosas e de relacionamento em seus perfis e, caso a resposta seja negativa, facilitará a exclusão desses dados.

O Facebook também disse que vai pedir aos usuários para rever e escolher se querem ou não que a empresa use dados de parceiros para exibir anúncios segmentados de acordo com os seus interesses.

A empresa também está implementando proteções para adolescentes. Jovens entre 13 e 15 anos de alguns países precisarão da permissão de um dos pais ou responsável para habilitar anúncios direcionados ou para adicionar informações específicas em seus perfis.

O Facebook disse que os adolescentes nesta faixa etária verão uma versão menos personalizada da rede social com opções de compartilhamento limitadas até obter o consentimento.

Os novos controles serão lançados para os usuários europeus primeiro, a partir desta semana, e serão expandidos para todos globalmente depois, disse o Facebook em um post no seu blog oficial.

LeiaJá também

--> WhatsApp será proibido para menores de 16 anos

COMENTÁRIOS dos leitores