TRF julgará em breve multa de R$ 2 bilhões contra WhatsApp

Multa seria a maior já recebida pelo aplicativo no Brasil

por Nathália Guimarães ter, 28/08/2018 - 10:10

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vai decidir em breve se retira ou mantém uma multa de R$ 2 bilhões contra o WhatsApp, que seria a maior já recebida pelo aplicativo no Brasil. As informações foram divulgadas na coluna da jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.

A multa, segundo a coluna, foi aplicada por um juiz de Umuarama (PR) que determinou que o WhatsApp fornecesse as conversas dos integrantes de uma organização investigada por tráfico. O aplicativo disse que era impossível por conta da criptografia ponta-a-ponta.

Segundo a empresa, a tecnologia transforma cada mensagem em um código que não pode ser interceptado, e só é decifrado quando chega ao celular do destinatário. "As suas mensagens estão seguras com cadeados e somente você e a pessoa que as recebe possuem as chaves especiais necessária para destrancá-los e ler as mensagens", informa o WhatsApp, em seu site oficial.

Ainda segundo a coluna, o desembargador Leandro Paulsen entendeu que a multa era descabida e que, para atender à ordem, o aplicativo teria que se redesenhar inteiramente. O próprio WhatsApp providenciou um laudo afirmando que é impossível descriptografar os diálogos.

LeiaJá também

--> Pressionado, Facebook bane páginas de militares de Mianmar

COMENTÁRIOS dos leitores