Novos iPhones podem ter bateria que dura mais de um dia

Apple está trabalhando em um novo processador que poderia aumentar o poder da bateria em até 40%

por Nathália Guimarães seg, 03/09/2018 - 08:44
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Os próximos iPhones da Apple - que serão anunciados no dia 12 de setembro - podem durar mais de um dia por carga - tudo graças a um novo processador. Espera-se que o próximo chip móvel da empresa aumente a vida útil da bateria em até 40%, resolvendo um problema constante para muitos usuários.

O iPhone sempre foi ridicularizado - inclusive pela Samsung - pela sua bateria. Mas a Apple está trabalhando em um novo processador que poderia consertar esse problema crítico. A expectativa é que o chip A12 apareça nos três novos modelos do iPhone que devem ser lançados nos próximos dias.

Então, por que o chip será melhor? A resposta está no design. Todos os processadores de um computador, incluindo os do seu telefone, funcionam usando transistores, que são minúsculos interruptores eletrônicos que abrem e fecham, permitindo a passagem de eletricidade. Este processo é o que permite que a mágica da computação aconteça.

As empresas de tecnologia estão sempre tentando espremer mais transistores na mesma quantidade de espaço para aumentar o poder de computação de um dispositivo. O chip do ano passado da Apple foi chamado de A11, e foi construído usando um processo de fabricação de 10nm.

Isso significa que a diferença entre cada transistor mede 10 nanômetros. Este ano, esperamos que a fabricante de chips da Apple, a TSMC (uma empresa de Taiwan), use um processo de 7nm para construir o chip Apple A12.

Isso significa que há uma diferença ainda menor de 7 nanômetros entre os transistores. Adicionando mais transistores significa que a TSMC está prometendo um aumento de velocidade de cerca de 20%, de acordo com o site especializado Macworld.

Além do aumento de desempenho, isso também significa que o chip pode funcionar de forma mais eficiente. De acordo com a TSMC, os chips de 7nm também usarão 40% menos energia. A má notícia é que a Apple não confirmou detalhes sobre os próximos iPhones.

Mas sabemos que a Apple lançará novos iPhones em breve. A Apple deve exibir seus modelos em um evento marcado para o dia 12 de setembro, no Steve Jobs Theatre, localizado no Apple Park. A conferência está marcada para iniciar às 14h (horário de Brasília).

LeiaJá também

--> Apple anuncia recall do iPhone 8 por falha na placa lógica

COMENTÁRIOS dos leitores