App que monitora horário de ônibus começa a funcionar

O aplicativo de transportes Grande Recife está disponível em caráter experimental e, inicialmente, identificará os veículos dos dois Corredores de BRT e toda a frota da empresa Globo

seg, 08/10/2018 - 17:18
Grande Recife/Reprodução O aplicativo já está disponível na Play Store do celular com sistema Android Grande Recife/Reprodução

Começou a funcionar nesta segunda-feira (8) o aplicativo de transportes Grande Recife. A ferramenta, que está em caráter experimental, permite que os passageiros confiram as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades. Nesta primeira fase, o sistema identificará os veículos dos dois Corredores de BRT e toda a frota da empresa Globo. 

O aplicativo é uma ferramenta do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) que vem sendo implantado pelo Consórcio como forma de acompanhar de perto o trabalho das empresas operadoras do transporte público na Região Metropolitana. Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a Play Store do celular com sistema Android e procurar pelo Grande Recife. Depois, é só baixar e instalar. Em até três semanas, o programa também estará disponível para iPhone através da Apple Store.

FUNCIONAMENTO

Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa das imediações onde se encontra e já consegue visualizar as primeiras paradas de ônibus. Na parte inferior da tela, há o botão Como Chegar. Clicando nele, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

No canto superior esquerdo, há um menu que, além da opção Como Chegar, apresenta ainda os links Paradas, que identifica todos os pontos de ônibus da rua, informa as linhas que param nestes locais e horários oficiais de chegada dos veículos; Terminais, com todos os terminais integrados e de bairro da RMR; e Linhas, apresentando o itinerário, paradas e horários das linhas de ônibus. No mesmo menu, o usuário pode ter informações gerais sobre as Empresas; saber o valor de cada uma das Tarifas praticadas nos transportes coletivos; pode sugerir novas linhas, itinerários ou relatar situações como queima de parada na Ouvidoria.

Como está em fase de testes, o app Grande Recife vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul, são oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife; Corredor Leste/Oeste, são seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife e todas as 20 da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital. Com isso, mais de 270 ônibus serão acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente.

Sobre o SIMOP - o objetivo do Sistema é planejar, monitorar, otimizar, regular e fiscalizar as 25 mil viagens que são realizadas por dia no Recife e Região Metropolitana. A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.

COMENTÁRIOS dos leitores