Golpe no WhatsApp promete camiseta do Outubro Rosa

Fraude diz que maiores lojas do Brasil estão distribuindo camisetas para apoiar a causa

por Nathália Guimarães qui, 18/10/2018 - 10:53
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Cibercriminosos continuam utilizando o WhatsApp para disseminar golpes. Desta vez, uma fraude utiliza a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. 

Na mensagem que o usuário recebe, consta que as maiores lojas do Brasil estão distribuindo camisetas para apoiar a causa. As informações foram divulgadas pela Kaspersky Lab. 

Como em outros casos, o golpe faz uso de engenharia social, uma vez que a pessoa precisa compartilhar promoção com seus contatos para conseguir as camisetas que estão sendo distribuídas.

No primeiro momento, a vítima entra em um site falso e é convidada a responder um questionário. Após fazer isso, ela recebe uma mensagem com orientações para retirar o prêmio, mas, antes disso, é orientada a compartilhar a campanha falsa com 10 amigos no WhatsApp.

Imediatamente após compartilhar o link por WhatsApp, o usuário é levado para um site que solicita a instalação de uma rede privada virtual. Essa tática, por causa da grande quantia de visitantes, faz com que o cibercriminoso consiga ganhar dinheiro com o golpe. "Por ser um tema em alta e que dura o mês todo, os cibercriminosos se aproveitam do interesse da população para disseminar o golpe", reforça o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

LeiaJá também

--> Novidade do WhatsApp vai tornar mais fácil esconder chats

COMENTÁRIOS dos leitores