Oi e Nokia se unem pela expansão da banda larga no Brasil

Parceria pretende possibilitar a expansão da cobertura de fibra ótica residencial e banda larga móvel da operadora

por Nathália Guimarães seg, 10/12/2018 - 09:43
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Oi firmou recentemente uma parceria tecnológica de longo prazo com a Nokia para atender à demanda crescente por conectividade no Brasil. A iniciativa faz parte da reestruturação operacional prevista no plano de recuperação judicial da Oi, que está focado na expansão da rede de fibra ótica e no aumento da cobertura de dados móvel.

A parceria com a Nokia pretende possibilitar a expansão da cobertura de fibra ótica residencial e banda larga móvel da operadora. Além disso, a iniciativa deixa a rede da companhia preparada para a chegada do 5G. A expectativa, de acordo com empresas de tecnologia, é que a nova geração de internet móvel comece a ganhar clientes apenas em 2020.

A partir do acordo assinado com a Nokia, a Oi espera alcançar novos patamares de velocidade, capacidade e desempenho em sua rede e expandir sua atuação no mercado de FTTH. Na fibra ótica residencial, a companhia espera chegar a 10 milhões de residências passadas com fibra (homes passed) até o final de 2021.

A Nokia e a Oi também esperam evoluir a qualidade do serviço de banda larga residencial, pela adoção de novos modelos que melhorem os serviços Oi Fibra e Oi TV, assim como a própria experiência do cliente.

A solução deverá estar disponível aos clientes da Oi em diferentes pontos de venda pelo país, sob demanda, por meio de um contrato de revenda entre as empresas. Segundo a operadora, os novos contratos preveem que os projetos sejam concluídos em até cinco anos, podendo ser antecipados.

"Com mais essa parceria tecnológica de longo prazo, esperamos consolidar nossa rede de fornecedores e nos beneficiar de maior eficiência operacional conforme prosseguimos com nosso processo de reestruturação. O intuito é trazer o que há de mais avançado em conectividade para nossos clientes, proporcionando a eles uma experiência cada vez melhor com nossos serviços", afirma o presidente da Oi, Eurico Teles, em comunicado.

Pernambuco

A Oi afirma ter investido cerca de R$ 140,7 milhões em Pernambuco de janeiro a setembro de 2018, o que representa um crescimento de 49% em comparação ao mesmo período do ano passado. No mês de setembro, a operadora lançou a sua oferta de internet de fibra ótica no Recife. Atualmente, 25 cidades brasileiras contam com o serviço chamado Oi Fibra, que oferece velocidades de até 200 Mbps.

LeiaJá também

--> Oi expande serviço de internet por fibra ótica

COMENTÁRIOS dos leitores