Golpe da clonagem de WhatsApp já afetou 5 mil pessoas

Grupo criminoso age em vários estados brasileiros e usa a tática para se passar por conhecidos dos usuários e pedir dinheiro

por Nathália Guimarães ter, 11/12/2018 - 10:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Pelo menos cinco mil pessoas de todo o Brasil já foram afetadas por um novo tipo de golpe virtual - a clonagem de números de WhatsApp. Essa nova forma de crime está sendo investigada pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Segundo os agentes, o grupo criminoso age em vários estados e usa a tática para se passar por conhecidos dos usuários e pedir dinheiro.

No Ceará, 50 casos foram notificados à polícia por meio de boletim de ocorrência. O golpe funciona de forma simples. Alguém recebe uma mensagem de WhatsApp de um familiar, amigo ou conhecido, pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente. Querendo ajudar, a pessoa transfere, na hora, a quantia pedida.

Depois, a vítima descobre que na verdade o número do conhecido havia sido clonado e o depósito foi feito para um criminoso. Segundo os dados analisados pelos policiais, o teor das conversas muda de acordo com as pessoas que são abordadas, e os pedidos vão de valores para comprar eletrodomésticos até carros novos.

Uma forma de evitar esse tipo de crime, segundo a polícia, é habilitando a verificação em duas etapas do WhatsApp. Ao ativar o recurso, qualquer tentativa de verificação do número de telefone no WhatsApp terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado pelo próprio usuário. Outra dica é sempre desconfiar de conversas virtuais que envolvam dinheiro.

Com informações de agências

LeiaJá também

--> WhatsApp lança comerciais na TV para combater fake news

COMENTÁRIOS dos leitores