Brinde da Coca-Cola que circula no WhatsApp é golpe

Golpe utiliza o Natal como mote e promete produtos de graça com o intuito de roubar os dados de usuários

por Nathália Guimarães qui, 13/12/2018 - 09:37
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A empresa de cibersegurança Kaspersky Lab emitiu um alerta nesta quarta-feira (12) sobre uma campanha maliciosa que está sendo disseminada pelo WhatsApp. O golpe utiliza o Natal como mote e promete produtos de graça com o intuito de roubar os dados de usuários do aplicativo de mensagens instantâneas.

Neste caso, o usuário recebe uma mensagem de um número - normalmente de um contato conhecido - questionando se ele já conhece a promoção. O texto tem caráter de urgência e diz que a vítima deve acessar o site malicioso no mesmo dia.

O golpe, no entanto, é diferente dos vistos anteriormente. Segundo a Kaspersky Lab, não há monetização direta para o cibercriminoso. Neste caso, o objetivo é coletar dados pessoais.

Após clicar no link falso, o usuário é direcionado para uma página em que solicita sua confirmação para ganhar um brinde de Natal da marca de bebidas Coca-Cola - uma bolsa térmica dos ursos e mais seis unidades do refrigerante. Após isso, é solicitado o número de CPF e o nome completo da vítima.

"Os cibercriminosos são bastante oportunistas e costumam usar os temas em destaque para atacar. A grande quantidade de incidentes de vazamentos de dados pessoais, somados aos ataques massivos de phishing tem possibilitado aos golpistas efetuarem os roubos sem grandes dificuldades, lesando vítimas inocentes e roubando dinheiro", afirma o analista sênior da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

Através de nota, a Coca-Cola reforça que a campanha é falsa. "Pedimos atenção redobrada aos consumidores para boatos envolvendo brindes e a nossa marca. Alertamos ainda que o link que acompanha a mensagem direciona o consumidor para um site que não pertence à Coca-Cola", informa.

LeiaJá também

--> Golpe da clonagem de WhatsApp já afetou 5 mil pessoas

COMENTÁRIOS dos leitores