Bill Gates anuncia sanitário futurista que não usa água

Vaso sanitário usa produtos químicos para transformar resíduos humanos em fertilizantes

por Nathália Guimarães sex, 28/12/2018 - 11:35
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O filantropo bilionário Bill Gates revelou um vaso sanitário futurista que não precisa de água ou esgoto para funcionar e usa produtos químicos para transformar resíduos humanos em fertilizantes. Segundo dados do Unicef, o saneamento deficiente mata meio milhão de crianças com menos de cinco anos anualmente. 

Bill Gates comparou a mudança dos vasos sanitários tradicionais aos modelos sem água como algo semelhante ao desenvolvimento da computação na época em que fundou a Microsoft, em meados da década de 1970.

Existem vários desenhos do vaso sanitário proposto por Bill Gates, mas todos trabalham separando resíduos líquidos e sólidos. O projeto é resultado de anos de desenvolvimento. Segundo o bilionário, a tecnologia já está pronta para entrar no mercado, em vários modelos.

Bill Gates diz que mais da metade da população mundial não tem acesso a banheiros apropriados, equipamento que deveria ser considerado básico. "Quando você pensa em coisas que são básicas, junto com a saúde e ter o que comer, ter uma privada faz parte desta lista", afirmou.

LeiaJá também

--> Sensor de unha ajuda a identificar sinais de Parkinson

COMENTÁRIOS dos leitores