Desafio dos 10 anos: as tecnologias que bombavam em 2009

Sites como Fotolog e Orkut estavam no auge há dez anos

por Nathália Guimarães qui, 24/01/2019 - 11:25

Nos últimos dias, as linhas do tempo no Facebook foram tomadas por uma brincadeira - o desafio dos dez anos. Ela consiste em compartilhar, lado a lado, duas fotografias, sendo uma de 2009 e outra recente, de 2019. Aproveitando a febre, o LeiaJá decidiu relembrar cinco tecnologias que bombavam há uma década e suas versões atuais. Sinta-se confortável para receber sua dose de nostalgia abaixo.

Orkut

Em 2009, era difícil encontrar algum jovem brasileiro que não tivesse um perfil no famigerado Orkut. O site foi um grande sucesso e liderou o ranking dos sites de relacionamentos mais acessados no país por muito tempo, mas perdeu espaço para o Facebook e outras redes sociais. Em 30 de setembro de 2014, o Google decidiu acabar de uma vez por todas com a plataforma. Sua versão em 2019? O Facebook.

MSN

O programa da Microsoft era o WhatsApp da época. O MSN Messenger marcou a vida dos usuários no início dos anos 2000 e chegou a ter mais de 60 milhões de pessoas cadastradas. O aplicativo tinha recursos inesquecíveis, como o de chamar atenção de amigos, as fontes coloridas (e muitas vezes exageradas) e, claro, os winks que apareciam do nada na tela.

Naquela época, usar webcam também era uma febre. O software foi encerrado em outubro de 2014, mas deixou boas lembranças. Atualmente, o WhatsApp faz o papel do MSN Messenger, permitindo que os usuários estejam sempre em contato com amigos e familiares.

Fotolog

Instagram? Nada disso. Em 2009, postar fotos na internet era sinônimo de Fotolog. O serviço de blog permitia a publicação de uma imagem por dia, que podia ser vista e comentada por amigos. Com o surgimento de novas redes sociais, a plataforma foi caindo no esquecimento, até que, em 2016, seus criadores anunciaram que ela seria descontinuada.

Windows XP

Lançado pela Microsoft em 2001, o Windows XP fez sucesso por muitos anos. Com seu clássico papel de parede de uma colina verde e bucólica, o software permitia personalizar o estilo e as cores do sistema e criar vários usuários.

Além disso, ele ficou amplamente conhecido pela sua eficiência e estabilidade. Até o final de julho de 2010, o Windows XP era o sistema operacional mais utilizado no mundo, com 62,43% de participação no mercado. Em 2014 ele foi oficialmente abandonado pela Microsoft. Atualmente, a empresa investe suas fichas no Windows 10.

LeiaJá também

--> Tchau, Netflix! Conheça outros serviços de filmes e séries

COMENTÁRIOS dos leitores