Apple pede desculpas por falha de segurança no FaceTime

Fabricante do iPhone chegou a desligar o recurso de chat em grupo no aplicativo

por Nathália Guimarães seg, 04/02/2019 - 10:12
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Apple pediu desculpas por uma falha de segurança em seu sistema de bate-papo FaceTime e disse que uma correção de software está chegando esta semana. A fabricante do iPhone chegou a desligar o recurso de chat em grupo no aplicativo para assegurar que seus clientes continuariam protegidos. A vulnerabilidade chamou a atenção de autoridades governamentais.

"Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes que foram afetados e todos que estavam preocupados com esta questão de segurança", disse um porta-voz da Apple em um comunicado. "Agradecemos a paciência de todos ao concluirmos este processo", informou a empresa.

O pedido de desculpas veio dois dias depois que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e a procuradora geral Letitia James disseram que o estado americano investigaria o bug. A falha permitiu que qualquer pessoa ligasse para um iPhone ou Mac e ouvisse o que estava ocorrendo do outro lado da linha, antes mesmo que a outra pessoa atendesse.

Sob certas circunstâncias, a falha também ativava a câmera de vídeo antes do outro usuário atender a chamada. O bug poderia ser explorado adicionando o próprio número a um grupo em uma ligação com alguém.

Em seu comunicado na sexta-feira, a Apple agradeceu a um adolescente do Arizona e sua mãe por esclarecer o problema. Embora a família tenha informado isso há mais de uma semana, a Apple não desativou o recurso FaceTime do grupo ligado ao problema até o dia 28 de janeiro, quando o problema explodiu nas mídias sociais.

A Apple informou que sua equipe de engenharia rapidamente desativou o recurso de chat em grupo do FaceTime depois que percebeu o bug e começou a trabalhar rapidamente para resolver o problema. "Corrigimos o bug de segurança do FaceTime nos servidores da Apple e emitiremos uma atualização de software para reativar o recurso para os usuários na próxima semana", disse a Apple.

LeiaJá também

--> Já dá pra proteger o WhatsApp com biometria no iPhone

COMENTÁRIOS dos leitores