Games também têm representatividade LGBT

Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros encontram espaço nos consoles desde os anos 1980

por Katarina Bandeira sex, 17/05/2019 - 13:53

Representatividade. Essa palavra tão extensa carrega o peso da luta de muitas minorias para conseguirem espaço em locais onde, antes, não era possível enxergá-las. Mesmo no universo dos games, a comunidade LGBT começou a ser representada ao poucos, com personagens secundários, que mostravam timidamente suas histórias.

Na década de 1980, estes personagens eram colocados em contextos que fugiam da realidade e eram - muitas vezes - estereotipados, caricaturados, diferentes do que deveria ser uma pessoa pertencente a um grupo LGBT. Porém, com o tempo, essa representação tem mudado.

Um exemplo disso é The Last of Us parte II, que deve estrear ainda este ano, e traz uma Elie crescida e muito consciente da própria sexualidade. No trailer do jogo, vemos que a garota não é tratada com estranheza por outros personagens, nem a colocada em estereótipos batidos. Para celebrar o Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado todo dia 17 de maio, confira uma lista de personagens LGBT que fizeram parte de títulos famosos.

Birdo

Personagem do jogo Super Mario Bros. 2, Birdo é um Yoshi transgênero. No jogo, ela é referida como um "homem que acredita que é uma mulher", o que reforça suas características trans, principalmente por colocar ovos pela boca. Ela é o primeiro personagem transgênero dos games.

Flea

Em Chrono Trigger, a vilã chamada Flea é o grande destaque LGBT porque está, além de tudo, em uma posição de destaque na trama. Ele se veste com roupas consideradas femininas - como uma saia rosa - e declara, ao longo do jogo, que “Homem ou mulher, que diferença faz? O poder é bonito e eu tenho o poder".

Kurosu Jun e  Suou Tatsuya

Em Persona 2 é revelado, através de flashbacks, que Kurosu Jun é gay. Ele e o personagem principal, Suou Tatsuya, trocaram presentes quando crianças e prometeram estar sempre juntos. Tatsuya sempre é visto jogando com o isqueiro que recebeu de Jun. No game, dependendo das escolhas do jogador, Tatsuya pode acabar namorando Kurosu Jun.

Quique Montemayor

Quebrando os padrões estereotipados que muitos ainda insistem em retratar seus personagens, Red Dead Redemption traz ao seu público Quique Montemayor. Apesar de ser um NPC, o personagem aparece apaixonado pelo capitão Vicente De Santa, um personagem mais importante no jogo, capitão do exército mexicano. Apesar de Santa ser bastante claro sobre seu relacionamento com Montemayor, alguns personagens tem falas carregadas com um preconceito velado sobre a orientação sexual do personagem.

Bill, Frank, Ellie, Riley, Dina

The Last of Us tem uma série de personagens LGBT em posição de destaque na trama. Uma das personagens principais, Ellie é lésbica e vai descobrindo sobre sua sexualidade aos poucos, durante o decorrer do game, chegando a ter um rápido romance com Riley. O primeiro título do game também apresenta um personagem chamado Bill, responsável por ajudar Joel e Ellie durante sua jornada. Na parte dois do jogo, que deve ser lançado ainda este ano, o relacionamento dela com uma nova garota chamada Dina deve ficar em evidência.

COMENTÁRIOS dos leitores