Facebook divulga documento sobre caso Cambridge Analytica

Empresa resolveu tornar público um documento de setembro de 2015 sobre raspagem de dados

por Katarina Bandeira dom, 25/08/2019 - 13:00
Freepik Decisão foi tomada para evitar confusões a respeito do caso, já que envolvia relatos não confirmados Freepik

Na última sexta-feira (23), o Facebook divulgou um comunicado fornecendo novas informações sobre o caso Cambridge Analytica. Em um acordo com a Procuradoria Geral do Distrito de Columbia, a empresa resolveu tornar público um documento de setembro de 2015, em que funcionários do Facebook discutem a raspagem de dados públicos. A decisão foi tomada para evitar confusões a respeito do caso, já que envolvia relatos não confirmados de acesso ou coleta de dados públicos de nossos produtos por meios automatizados.

Esses relatos poderiam ser confundidos com as violações de políticas feitas por Aleksandr Kogan, o desenvolvedor de aplicativos que vendeu dados de usuários do Facebook para a Cambridge Analytica. "O Facebook não tomou conhecimento de que Kogan vendeu dados para a Cambridge Analytica até dezembro de 2015. Esse é um fato que testemunhamos sob juramento, que descrevemos aos nossos principais reguladores e que sustentamos", afirma Paul Grewal, Vice-presidente Jurídico da empresa.

 De acordo com a companhia em setembro de 2015, um funcionário do Facebook compartilhou rumores vindos de um concorrente da Cambridge Analytica, que alegou que a empresa de análise de dados estava fazendo uma coleta de dados públicos. Ou seja, mesmo se seu perfil na rede social fosse fechado outras pessoas poderiam ter acesso a ele. 

Ainda segundo a empresa, um engenheiro chegou analisar essa suspeita, mas não encontrou evidências de raspagem de dados. Apenas em dezembro de 2015 é que foi identificada a primeira indicação do envolvimento de Kogan. O incidente que envolveu a venda não autorizada de dados para a Cambridge Analytica.

"O caso Cambridge Analytica foi um erro para nós, e temos trabalhado muito para endereçar  a situação. Aprendemos muitas lições que nos ajudarão a nos tornar uma empresa mais forte no futuro", encerrou Grewal.

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