Golpes em smartphones crescem 124% em março

Empresa de segurança digital aponta que crescimento de golpes está diretamente ligado às mensagens maliciosas que circulam no WhatsApp

por Katarina Bandeira ter, 07/04/2020 - 15:17
Pixabay Golpes no WhastApp são a principal fonte do aumento de ataques Pixabay

Empresa de segurança digital aponta que crescimento de golpes  está diretamente ligado às mensagens maliciosas que circulam no WhatsApp 

Um levantamento feito pela empresa de segurança digital Kaspersky, mostrou que o número de ataques contra dispositivos móveis mais que dobraram no último mês. Após o início do isolamento social, entre fevereiro e março, a empresa identificou um aumento de 124% em golpes de phishing. 

De acordo com o levantamento o crescimento dos ciberataques está diretamente ligado às inúmeras mensagens maliciosas circulando no WhatsApp, que utilizam o novo coronavírus como isca.  Entre as principais formas utilizadas para conseguir dados financeiros dos usuários, essas mensagens fazem a vítima baixar apps ou roubam os dados pessoais do usuário para usá-los em outros ataques.

"Os cibercriminosos adaptam seus golpes diariamente e mandam mensagens bastante convincentes. No mesmo dia que o governo anunciou o auxílio emergencial , vimos mensagens maliciosas circulando no app de mensagem. Eles se aproveitam da ansiedade da população", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Recentemente a Polícia Federal identificou uma série de ataques envolvendo a Covid-19, que eram repassadas via WhatsApp. Os bandidos ofereciam kits de álcool em gel, assinatura de streaming gratuitas e até informações sobre os avanços da doença. Tudo em sites prontos para roubar os dados das pessoas.

COMENTÁRIOS dos leitores