WhatsApp: limite de encaminhamento reduz mensagens virais

Mensagens tidas como 'altamente encaminhadas' caíram cerca de 70%, dentro do aplicativo

por Katarina Bandeira seg, 27/04/2020 - 12:01
Pixabay Decisão de reduzir encaminhamento atingiu dois bilhões de usuários da plataforma Pixabay

Parece que o limite de encaminhamento de mensagens, anunciado pelo WhatsApp no começo do mês de abril, vem surtindo efeito. De acordo com o serviço de propriedade do Facebook, mensagens tidas como "altamente encaminhadas" caíram cerca de 70%, dentro do aplicativo. A estratégia da empresa era reduzir e inibir que informações falsas sobre o novo coronavírus fossem repassadas para um grande número de pessoas dentro da plataforma.

De acordo com o site TechCrunch, apesar de não ser possível  saber quantas dessas mensagens contêm as informações erradas, a estratégia parece ter atingido algum êxito. Isso porque, ao invés de encaminhar as mensagens para cinco ou mais pessoas as informações só podem ser compartilhadas um único contato ou grupo.

No mês passado, diversas redes de notícias relataram que o serviço estava sendo usado para compartilhar informações erradas sobre curas da Covid-19. No Brasil, além de notícias falsas sobre a pandemia, o limite impede que golpes - como o mais recente, envolvendo a liberação do Auxílio Emergencial - encontrem na barreira uma maior dificuldade chegar a um número ainda maior de usuários. Principalmente, porque grupos dentro do mensageiro podem conter até 256 participantes.

Esta não é a primeira vez que o WhatsApp introduz alterações para ajudar a diminuir a disseminação de informações erradas. Em 2018, a plataforma começou a rotular as mensagens encaminhadas para informar que a pessoa de quem você recebeu o conteúdo poderia não ser o remetente original. No caso da Covid-19, o serviço também promoveu o uso de um bot da Organização Mundial de Saúde para fornecer informações verificadas sobre a pandemia.  A restrição foi lançada globalmente para os dois bilhões de usuários do WhatsApp.

COMENTÁRIOS dos leitores