Como fazer e pedir doações usando as redes sociais

Plataformas como Tik Tok, Instagram e Facebook permitem que usuários doem quantias para ajudar causas sociais

por Katarina Bandeira sab, 09/05/2020 - 11:45
Instagram/Divulgação É possível fazer ou pedir doações durante lives do Instagram Instagram/Divulgação

Uma dos novos hábitos do isolamento social, necessário ao combate do novo coronavírus, tem sido o surgimento de diversas "lives" de pessoas famosas e influenciadores. Para tentar diminuir os estragos causados pelo fechamento do comércio, algumas personalidades (da internet ou não) têm feito transmissões ao vivo, com o intuito de arrecadar doações para pessoas em situação de risco. Para ajudar o público a participar dessas ações mais facilmente, algumas redes sociais tem criado stickers e outras ferramentas para agilizar a ajuda. 

Tik Tok, Instagram, YouTube e Facebook são algumas das redes sociais que criaram formas mais práticas de doar durante o show ou apresentação de artistas e influenciadores. Confira como é possível fazer e pedir doações usando essas plataformas:

Tik Tok

No fim de abril o aplicativo TikTok anunciou o lançamento das figurinhas de donativos para vídeos publicados na plataforma. O recurso permite que os criadores de conteúdo adicionem um sticker que redireciona o usuário para uma tela de doação, sem precisar sair do aplicativo. No Brasil, o app fechou parceria com diversos artistas, como Claudia Leitte, Pedro Sampaio e Kelly para tentar arrecadar mais de um milhão de reais em apoio às ONGs CUFA (Central Única das Favelas) e Ação da Cidadania. O valor poderá ser aumentado com o uso da hashtag #JuntosVamosVencer e do novo sticker "Sorriso TikTok" em conteúdos positivos em tempos de pandemia.

Instagram

Outra plataforma que também está tentando facilitar as doações em meio às transmissões ao vivo é o Instagram. Através da ferramenta Live Donations, a rede social permite que os usuários criem uma campanha para arrecadar doações durante uma live. A ação é complementada com adesivos de doação que foram recentemente adicionados no app, para serem utilizados nos Stories.  

Para usar as doações ao vivo, toque na câmera localizada no canto superior esquerdo do feed ou deslize para a direita, também no feed. Toque em Ao vivo na parte inferior da tela, selecione Campanha de arrecadação de fundos e escolha uma organização sem fins lucrativos para apoiar. Assim que iniciar sua transmissão ao vivo, você verá quantas pessoas estão apoiando sua campanha de arrecadação de fundos e a quantia arrecadada em tempo real. Toque em Ver para visualizar os detalhes dos doadores e colaboradores individuais. Você pode até mesmo agradecer-lhes em tempo real: basta tocar em Acenar.

YouTube

Outro campeão de lives, o YouTube, tem duas formas de fazer seus usuários arrecadarem doações. Porém, existem algumas regras. A primeira ferramenta de doações é o YouTube Giving. O recurso permite que criadores de conteúdo, com mais de 100 mil inscritos, participantes do Programa de Parcerias do YouTube e que tenham um canal que não seja classificado como "para crianças", possam pedir por doações na plataforma. A ferramenta é recente e, por enquanto, está disponível apenas no Canadá, EUA e Reino Unido. Para doar com ela, basta clicar no botão "doar", selecionar o valor da doação e escolher a forma de pagamento que, ao final do processo, a plataforma enviará um recibo.

A outra forma de doar é uma já conhecida pelos criadores de conteúdo, o Super Chat, que foi substituído pelas Doações no chat ao vivo. Este está disponível para brasileiros e você pode doar selecionando o ícone de doação  no chat ao vivo. Se estiver assistindo pelo celular o dispositivo precisa estar no modo retrato para ver o chat. Em seguida escolha um valor de doação ou Outro para digitar um valor diferente, selecione "Quero que minha doação seja pública" para exibir o nome da sua conta no chat ao vivo ou caso contrário, desmarque a caixa e o valor da sua doação aparecerá como "Anônimo". Selecione DOAR. Siga as instruções na tela para finalizar sua doação.

Facebook

Há diversas formas de fazer doações no Facebook, seja doar em uma publicação, doar diretamente de uma campanha de arrecadação de fundos ou doar na Página de uma organização beneficente. Porém, nem todas elas estão disponíveis no Brasil. Para adicionar um botão Doar à sua publicação Clique em "No que você está pensando?" no Feed de Notícias ou na linha do tempo do Facebook. Em seguida, clique nos três pontinhos, do lado direito e escolha "Apoiar organização sem fins lucrativos". Selecione a organização que deseja ajudar a arrecadar fundos. Escreva uma publicação sobre sua causa e clique em Publicar. Depois de fazer a publicação, você verá um botão Doar nela.

Caso você esteja fazendo uma transmissão ao vivo e queira inserir o botão "doar" toque em Ao Vivo na parte superior do Feed de Notícias ou da Página. Toque em Adicionar botão Doar e selecione sua campanha de arrecadação de fundos. Toque em Iniciar vídeo ao vivo.

COMENTÁRIOS dos leitores