Atende em Casa faz marcação online de teste para Covid-19

Além disso, aplicativo oferece serviços para quem precisa de apoio emocional, através de um canal direto de teleacolhimento

por Katarina Bandeira ter, 23/06/2020 - 14:02
Andrea Rego Barros/PRC Secretaria de Saúde também informou a ampliação dos locais de testagem Andrea Rego Barros/PRC

O aplicativo Atende em Casa passou, na última segunda-feira (22), a disponibilizar duas novas funcionalidades. Agora, usuários da ferramenta poderão acessar um canal direto de teleacolhimento e o agendamento de teste para covid-19. Antes, para ter acesso ao canal de suporte emocional, o paciente precisava ser encaminhado por um teleorientador.

A marcação já era feita pelo app por profissionais de saúde, de segurança pública em atividade, seus familiares, entre outros . Com a ampliação do recurso, profissionais de serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, também passam a fazer a solicitação do exame pelo app. Pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas e oncológicas, além de gestantes no pré-natal com síndrome gripal também são contemplados.

Mais locais de testagem

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também informou a ampliação da quantidade de locais de testagem de quatro para oito: Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; Centro de Saúde Dr. José Dustan Carvalho Soares, na Iputinga; Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; Centro de Saúde Vereador Romildo Gomes, na Imbiribeira; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Professor Guilherme Abath, no Hipódromo; Unidade Básica Tradicional (UBT) Romero Marques, Prado; UBT Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama, e Upinha Dia Rio da Prata, no Ibura.

A principal recomendação da pasta é que o paciente só vá até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendado. De acordo com a Sesau quase oito mil pessoas já foram testadas nas unidades de referência do município, tanto com teste rápido como com o RT-PCR.

Sobre o teleacolhimeno, a Sesau informa que o atendimento é feito por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das Práticas Integrativas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos os serviços são gratuitos. 

COMENTÁRIOS dos leitores