Criador da primeira foto digital do mundo morre aos 91

Engenheiro norte-americano Russell Kirsch era conhecido como o 'inventor do pixel'

por Katarina Bandeira sex, 14/08/2020 - 13:31
Jamie Francis / 2007 Primeira foto digital foi do filho de Russell Jamie Francis / 2007

Quem vê a qualidade das imagens digitais nos dias de hoje, nem imagina que elas começaram com como dois pontinhos preto e brancos, criados para registrar digitalmente uma criança. Foi assim que o engenheiro norte-americano, Russell Kirsch, começava uma descoberta que ia revolucionar a fotografia tal qual usamos atualmente. Considerado o 'inventor do pixel', Russell faleceu na última segunda-feira (11), em sua casa no estado de Oregon, nos Estados Unidos. 

Responsável pela primeira fotografia digital do mundo, Kirsch deu início a empreitada em 1957, quando digitalizou uma pequena imagem em preto e branco do seu filho. A foto tinha apenas 2 por 2 polegadas e foi uma das primeiras digitalizadas em um computador. Filho de imigrantes judeus da Rússia e da Hungria, ele teve a oportunidade de estudar na New York University, em Harvard e no MIT. Sua descoberta foi também trabalho de sua equipe de pesquisa no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA.

De acordo com um artigo publicado pela Science News sobre Kirsch em 2010, a foto do filho de Kirsch era quadrada e tinha apenas 176 pixels de lado - 31.000 pixels no total. Uma quantidade pequena se comparada as câmeras dos smartphones atuais, que podem reproduzir milhões de pixels.

Foto: Russell A. Kirsch - National Institute of Standards and Technology

COMENTÁRIOS dos leitores