Indígena viraliza ao compartilhar rotina na tribo

Maíra Gomez soma mais de 300 mil seguidores no Instagram e quase 2 milhões no TikTok

por Junior Coneglian sex, 23/10/2020 - 16:34
Reprodução Instagram A jovem amazonense da da etnia Tatuyo faz sucesso nas redes sociais divulgando os costumes de sua tribo Reprodução Instagram

Conhecida como Cunhaporanga (no idioma tupi, "cunhã poranga" significa "mulher bonita") para seus mais de 300 mil seguidores no Instagram (@cunhaporanga_oficial), Maíra Gomez é da comunidade indígena da etnia Tatuyo, no Amazonas. Na plataforma TikTok, seus números são ainda mais impressionantes: ela soma quase 2 milhões de seguidores e compartilha sua rotina e a cultura de seu povo.

A mais velha de seis irmãos, Maíra tem 21 anos, completou o ensino médio e se define como artesã e agricultora, sendo especialista em artes com pinturas em urucum e jenipapo.

O acesso à internet para compartilhar todos estes momentos se deu graças a seu irmão, que instalou uma antena via satélite que funciona como um roteador.

Mostrando atividades da aldeia e comidas típicas, Maíra explicou que o uso do celular e das tecnologias não faz com que ela deixe de ser indígena. "Os indígenas têm todo o direito de adquirir novos conhecimentos através de novas tecnologias, se adaptar à nova modernidade e ter curiosidade em aprender mais”.

COMENTÁRIOS dos leitores