Conheça três novos recursos do Facebook

Novidades adicionadas recentemente ajudam pessoas com deficiência visual e administradores de páginas na rede social

por Katarina Bandeira seg, 08/02/2021 - 11:13
Pexels Recursos são encontrados na versão para smartphone do aplicativo Pexels

O Facebook completou 16 anos de existência na última quinta-feira (4) e, para celebrar o debute, separamos alguns recursos, introduzidos recentemente, feitos para deixar sua navegação na plataforma ainda mais dinâmica. A rede social de Mark Zuckerberg implementou no último mês ferramentas para tentar deixar mais claro quais informações do usuário são compartilhadas, além de melhorar a acessibilidade na navegação feita por deficientes visuais. 

Embed:

Ferramenta 'Acessar suas informações'

No finalzinho de janeiro, a empresa mudou a cara do “Acessar Suas Informações”, recurso que está presente na rede social desde 2018. Agora, ao invés de duas categorias amplas de dados, divididas entre “suas informações” e “informações sobre você”, há oito categorias separadas. São elas:

Sua atividade no Facebook;

Amigos e seguidores;

Preferências;

Informações pessoais;

Informações registradas;

Informações de anúncios;

Aplicativos e sites fora do Facebook;

 Informações sobre login e segurança. 

Texto Alternativo Automático (ATT)

Pessoas com deficiência visual poderão receber mais informações quando se depararem com imagens na plataforma. Quem utiliza leitores de tela, tecnologia assistente que converte texto e outros elementos na tela em fala, terá acesso a mais elementos da imagem. O ATT fornece informações detalhadas principalmente sobre fotos, incluindo a posição de objetos em uma foto (superior, meio, inferior, esquerda, centro, direita) e sua posição relativa (primária, secundária).

Além disso, passa a ter a capacidade de reconhecer atividades, pontos de referência e tipos de animais, permitindo descrições mais completas. Essa descrição pode ser feita tanto pela rede social Facebook quanto pelo Instagram. No Facebook ela é feita em imagens postadas no Feed de Notícias, em perfis e grupos. Já no Instagram está presente em fotos compartilhadas no Feed, imagens que aparecem na aba Explorar e no perfil do usuário. O recurso funciona para Android e iOS. 

Novo visual em Páginas

Quem tem uma página, ou seja, um perfil comercial ou de pessoa pública, no Facebook, deve ter visto que o layout de acesso mudou logo no começo de janeiro. A plataforma trouxe o Feed de Notícias, para tentar aumentar engajamentos no formato e atualizou os controles de administradores baseados em tarefas, com ​​controle total ou acesso parcial.

Isso significa que pessoas diferentes passaram a poder gerenciar ferramentas como insights, anúncios, conteúdo, mensagens e atividades da comunidade. Além disso, comentários feitos em postagens por pessoas públicas, ganharam um destaque ainda maior. Sem a necessidade de fixá-los, eles aparecem no topo das publicações, com intenção de aumentar o engajamento de fãs. 

COMENTÁRIOS dos leitores