Conecta Recife supera os quatro milhões de acessos

Ferramentas internas de crédito popular e agendamento da vacinação contra a Covid-19 impulsionaram o uso do aplicativo

por Vitória Silva qui, 29/04/2021 - 18:03
Marcos Santos/USP Imagens No software, estão disponíveis mais de 150 serviços da Prefeitura, de forma remota, gratuita, rápida e segura pelo smartphone Marcos Santos/USP Imagens

Na última quarta-feira (28), o aplicativo Conecta Recife, que desde o lançamento em julho de 2020 funciona como hub digital da Prefeitura do Recife, chegou a mais de quatro milhões de acessos, somando mais de 228 mil downloads 450 mil cadastros realizados para vacinação contra a Covid-19 e mais de 620 mil ações vinculadas ao Crédito Popular do Recife (Cred Pop), entre cadastros e consultas. Os serviços adicionados à nova versão da plataforma impulsionaram o número de acessos, principalmente pelas demandas trazidas com a pandemia.

No software, estão disponíveis mais de 150 serviços da Prefeitura, de forma remota, gratuita, rápida e segura pelo smartphone. A ferramenta pode ser encontrada nas lojas virtuais PlayStore e AppStore, para Android e iOS.

Criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), o Conecta tem o objetivo de integrar o cidadão à prefeitura da cidade, para desburocratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos. No mesmo recurso, agora é possível para servidores municipais acessar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda. Também está disponível a liberação da matrícula da rede municipal de ensino, com opções de emissão e pagamento de boletos a partir da integração com bancos.

Entre os serviços mais buscados e que fazem parte das ferramentas mais usadas dentro do aplicativo Conecta Recife, está o Recife Vacina. É por meio dessa função, que a Prefeitura do Recife organiza o cadastro e o agendamento da população para receber a vacinação contra a covid-19 na capital. Por meio dela, entre primeira e segunda doses, 472.187 mil doses foram aplicadas, até a quarta-feira (28).

O RecVac é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. A Executiva também é responsável pela gestão do Atende em Casa, função que pode ser acessada também pelo aplicativo fazendo o acompanhamento online do estado de saúde de pessoas que apresentam sintomas da doença, incluindo orientação de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro).

O Programa Cred Pop foi uma das últimas funções a integrar ao aplicativo e já conta com mais de 620 mil acessos. Essa ferramenta foi incluída no sistema para cadastrar prioritariamente jovens, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência interessados em iniciar ou ampliar um negócio. A mais recente a ser instalada foi o Programa Quero Impactar.

Para o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. “O Conecta Recife é um bom exemplo de  tecnologia a serviço do cidadão. E saber que mais pessoas estão usando o aplicativo, é ver o processo da transformação digital acontecer para desburocratizar o acesso aos serviços da Prefeitura do Recife”, comenta o presidente.

 

COMENTÁRIOS dos leitores