Imposto de Renda 2022: Como declarar pelo aplicativo?

Para facilitar a vida dos contribuintes, a Receita Federal desenvolveu o aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível de maneira gratuita para Android e que funciona de maneira prática

por Camilla Dantas qui, 03/03/2022 - 20:42
Receita federal “Meu imposto de renda” aplicativo para declaração de imposto de renda Receita federal

O período para declaração Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai começar  na próxima segunda-feira (7). Dentre as formas de declarar seu Imposto de Renda, existe a opção que pode ser feita pelo celular ou tablet, de maneira mais prática. A Receita Federal desenvolveu o aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível de maneira gratuita para Android e que funciona de maneira prática.

Quando baixado, será necessário autorizar o acesso em seus arquivos, depois inserir seu CPF e data de nascimento.

Confira o passo a passo que o LeiaJá preparou para você usar a ferramenta:

Passo 1- Para dar início a declaração, será necessário apertar no botão "+". Após isso, aparecerá duas opções "iniciar com a declaração do ano anterior", em verde, e "iniciar declaração", em azul.

Passo 2- Se você tiver com o arquivo de declaração de 2021 em seu celular, aperta a primeira opção, quem não tiver aperta a segunda opção.

Passo 3- Será necessário criar uma palavra chave, e formular uma pergunta e uma resposta caso esqueça essa palavra. Após isso começa a etapa de preencher a declaração.

Passo 4- Para essa etapa, você vai ver no menu principal o ícone de identificação. Nele deve-se preencher todos os dados pessoais e contato. O aplicativo solicitará nessa etapa alguns documentos, como título de eleitor, NIT PIS ou Pasep, Cep, email,e telefone.

Passo 5- Agora você vai preencher os dados sobre seus dependentes, no ícone "familiares". Será solicitado documentos como, CPF, nome completo, data de nascimento, NIT, PIS ou PASEP de cada pessoa. Vale lembrar que esses dependentes são pessoas que não declaram imposto de renda, como filhos de até 21 anos, filhos universitários, cônjuges e inventariantes.

Declarando Rendimentos

Passo 1- Continuando no menu principal, será necessário ir na opção "Rendimentos". Nela você incluirá seu salário, a poupança, as aplicações financeiras e suas participações em possíveis lucros.

Passo 2- Agora você terá que preencher cada tipo de rendimento.

-Recebidos de Pessoas Jurídicas







-Tributação Exclusiva







-Exigibilidade Suspensa







-Isentos e não Tributáveis







-Recebidos de Pessoas Físicas







-Recebidos acumulante

Declarando Pagamentos

Passo 1- Essa é a hora de declarar os serviços que você utilizou no ano passado como despesas médicas, mensalidades escolares, etc. Para isso, deve-se clicar na opção "pagamentos', e preencher o nome e os CPF dos profissionais, além de informar o valor exato de cada serviço.

Passo 2- Aparecerá opções para cada tipo de pagamento, será necessário preencher cada um deles e informar quem usou, se foi declarante ou um dependente.

-Pagamentos efetuados







-Doações 







- Doações eleitorais







-Doações diretamente nas declarações 







-Imposto Complementar Pago

Declarando Bens e serviços 

Passo 1- Após apertar a opção "bens e dívidas", É preciso informar contas bancárias, cadernetas de poupança, veículos e imóveis no seu nome. No caso de dívidas, o contribuinte deve preencher informações sobre o credor, o valor a ser quitado e o que foi pago no ano anterior.

Passo 2- Escolha uma das opções para cada tipo de bem ou dívida que você adicionará em sua declaração de Imposto de Renda

- Bens e Direitos







- Dívidas e ônus 

Finalizando Declaração 

Com tudo preenchido, acesse no menu principal a opção “Resumo”, nele você consegue visualizar as informações sobre o total de rendimentos tributáveis e alíquotas. Ao finalizar clique em "entregar declaração".

COMENTÁRIOS dos leitores