Instagram completa 12 anos de funcionamento

O aplicativo criado por Kevin Systrom e Mike Krieger completa 12 anos de existência nesta quinta-feira (06)

por Matheus de Maio qui, 06/10/2022 - 17:31
Foto/Divulgação: Instagram - Meta Foto/Divulgação: Instagram - Meta

O Instagram, lançado em 2010, completa 12 anos de existência nesta quinta-feira (06). Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, com apenas um ano da rede social, já contava com mais de dez milhões de usuários, mesmo estando limitado apenas aos sistemas operacionais da Apple. A versão para Android só seria lançada no ano de 2012, após a aquisição do aplicativo pelo Facebook por US$ 1 bilhão.

O aplicativo ganhou popularidade por um formato simples, que servia para a publicação de fotos pessoais com filtros artísticos. Com o passar do tempo, o serviço mudou suas restrições e passou a permitir o compartilhamento de fotos, vídeos e outros formatos de consumo de conteúdo.

No ano de 2016, pressionado pelo crescimento do concorrente Snapchat, o Instagram lançou o formato do Stories, publicações temporárias com vídeos de até 15 segundos e que desaparecem após 24 horas de sua postagem. O lançamento da funcionalidade foi bem recebido e abriu as portas do formato para modelos mais novos de postagem, como o formato do TikTok.

No ano de 2021, o Instagram superou a marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês, caracterizando-a como a segunda maior rede social do mundo. Porém, mesmo com o sucesso, a Meta (empresa dona do Instagram) entendeu a rival chinesa como uma ameaça. Após as mudanças de formato, a rede passou a investir mais no formato de Reels e um modelo de consumo rápido de conteúdos, se assimilando ao seu concorrente.

No Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas. Desde o ano de 2015, os brasileiros ocupam um dos lugares de destaque nas estatísticas do aplicativo. No Top 10 global, o Brasil ocupa o quarto lugar de mais usuários ativos da rede social.

COMENTÁRIOS dos leitores