Lançamento do Android completa 14 anos

Sistema operacional foi lançado no dia 21 de outubro de 2008

por Matheus de Maio sex, 21/10/2022 - 14:16
 Foto/Divulgação: Android - Google Foto/Divulgação: Android - Google

O Android está completando 14 anos de seu lançamento nesta sexta-feira (21). Alguns especialistas apontam para o lançamento do sistema operacional como um dos principais passos para a democratização de smartphones ao redor do mundo.

A Apple teve seu papel com o iPhone e o iOS, porém, o que ela construiu foi, cada vez mais, se aproximando a um seleto grupo com maior poder aquisitivo, dado o custo dos aparelhos da marca. Entretanto, o Android, presente na maior parte dos smartphones do mundo, permitiu populações de menor renda o acesso a esta revolução tecnológica.

Com o passar dos anos, o Android foi se aprimorando e incorporando diversas funcionalidades, visando ajudar a tornar a vida dos usuários mais fáceis. Algumas dessas funções foram copiadas pelo iOS. Muitas dessas implementações que hoje parecem tão essenciais, não estavam presentes no lançamento do sistema operacional.

Na primeira versão, não era possível aplicar zoom em fotos ou textos. Os detalhes são obscuros aqui, porém, acredita-se que havia um acordo silencioso entre Apple e Google para não se atrapalharem. Isso acabou deixando o recurso multi-touch fora dos aparelhos durante muito tempo.

Inicialmente, o Android não foi imaginado para dar suporte a teclados diretamente na tela. Durante um período, dispositivos como Android eram vistos como concorrentes do Blackberry. O que impulsionou a adesão dos teclados digitais foi o lançamento do iPhone. Assim, o Google lançou a funcionalidade seis meses após, no lançamento do Android 1.5.

Pensando no passado, parece lógico que a primeira versão do Android não tivesse suporte a captura de vídeo. Porém, mesmo com tantos recursos presentes nos smartphones atuais, como vídeos em 8K e diversas aplicações via software, é difícil imaginar como era a utilização destes aparelhos sem esse recurso.

O Android continua evoluindo. Nos dias de hoje, 14 anos após seu lançamento, a quantidade de recursos a disposição é tão grande que é praticamente impossível ao usuário médio utilizar todos eles.

COMENTÁRIOS dos leitores