Nvidia ACE: recurso de IA transforma NPCs em chatbots

A nova tecnologia permite que os desenvolvedores interajam em tempo real com os personagens em games

seg, 29/05/2023 - 17:40
Reprodução / Youtube - NVIDIA Game Developer Reprodução / Youtube - NVIDIA Game Developer

A Nvidia anunciou uma nova tecnologia de Inteligência Artificial que aprimora as interações dos jogadores com personagens não jogáveis (NPCs) em games. A novidade foi revelada hoje (29), durante a conferência da marca feira Computex, em Taiwan.

Batizado de Nvidia ACE (Avatar Cloud Engine), o recurso permite que os desenvolvedores insiram NPCs que conversam com os jogadores em tempo real. Em vez de diálogos com scripts, serão usados chatbots semelhantes ao ChatGPT e ao Google Bard. 

Até o momento, não há previsão de quando o recurso ACE estará disponível para os desenvolvedores de jogos. Entretanto, é esperado que a novidade mude a forma de interação dos jogadores com os NPCs “Você pode dar vida aos NPCs usando técnicas de alinhamento de modelo NeMo. Primeiro, empregue a clonagem de comportamento para permitir que o modelo de linguagem execute tarefas de representação de papéis conforme as instruções”, explicou a Nvidia.

Outro ponto interessante é que o Nvidia ACE possibilitará que as animações faciais dos personagens correspondam ao diálogo não roteirizado. Um elemento que deve ampliar o grau de naturalidade das interações. De acordo com a Nvidia, será usado um sistema de aprendizado por reforço de feedback humano para ajustar os comportamentos dos NPCs.  

Isso permitirá que os designers tenham um retorno em tempo real durante o desenvolvimento dos títulos. Para mais, a marca afirma que os NPCs de Inteligência Artificial são controlados por NeMo Guardrails – um software de código aberto que garante a segurança dos criadores do texto e o programa funciona como os sistemas de linguagem de máquina. A plataforma impedirá que os personagens digam coisas estranhas ou ofensivas aos jogadores.

A Nvidia exibiu uma demonstração da tecnologia ACE e da plataforma Convai para criação de personagens com IA na Computex. Embora o teaser não seja perfeito, os padrões de falas dos NPCs devem se tornar mais naturais no futuro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores