Valve proíbe o uso de Inteligência artificial no Steam

Valve proíbe o uso de Inteligência artificial no Steam Se os proprietários não conseguirem provar os direitos de todas as imagens do jogo, eles não conseguirão acessar a plataforma

por Guilherme Gusmão seg, 03/07/2023 - 18:40
Divulgação/Steam Steam fiscalizará novos títulos recebidos que usem "ativos de arte" gerados por IA Divulgação/Steam

A Valve, dona da Steam, afirmou que os proprietários não poderão mais publicar jogos que usem artes geradas por inteligência artificial (IA). Segundo a empresa, a proibição será aplicada para trabalhos na plataforma que infringem direitos autorais. 

Com a mudança dos termos de uso aplicada para os estúdios, editoras e desenvolvedores que desejam publicar seus jogos na plataforma, a Steam fiscalizará novos títulos recebidos que usem "ativos de arte" gerados por IA. A regra também valerá para aqueles que não consigam provar que possuem os direitos ou a autoria.

  Vale ressaltar que, o surgimento das possibilidades gráficas através de recursos da inteligência artificial vem impulsionando as discussões sobre direitos autorais e a aplicabilidade das leis de fiscalização. 

A prática dessa tecnologia já vem movimentando processos na Justiça devido o uso de código de fonte aberta não creditado e violação de obras de arte protegidas por direitos autorais. Sendo assim, a empresa acredita que políticas que evitem casos judiciais sejam adotadas. 

COMENTÁRIOS dos leitores