Inscrições para o Sampa Games são prorrogadas

Concurso prevê aceleração de negócios no setor gamer paulista

ter, 08/08/2023 - 16:18
Foto: Pxhere Foto: Pxhere

Até o dia 20 de agosto, empresas e estúdios que desenvolvem soluções na área de jogos eletrônicos, podem se inscrever no programa Sampa Games, da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). Serão selecionados até 24 negócios para receber o suporte financeiro de R$ 42.500,00, junto a mentoria, oficinas gratuitas, participação em eventos e ampliação da rede de contatos. O edital está disponível no site: www.adesampa.com.br/sampagames.

O responsável pela inscrição precisa ter mais de 18 anos e residir na cidade de São Paulo; além disso, os candidatos já devem atuar no mercado com  oferta de serviços ou produtos, que usem tecnologia como base. Cada equipe selecionada deverá ser composta por no mínimo dois membros, que deverão participar de pelo menos 85% das atividades do programa. Confira as áreas de atuação:

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC: Combinação de atividades industriais, comerciais e de serviços, que capturam eletronicamente, transmitem e disseminam dados e informação, bem como comercializam equipamentos e produtos intrinsecamente vinculados a esse processo;

Tecnologia de produtos e/ou serviços desenvolvidos para empresas/estúdios desenvolvedores de games: Infraestrutura, ferramentas e recursos tecnológicos utilizados pelos estúdios. Isso inclui hardware, software, plataformas, linguagens de programação e metodologias de desenvolvimento. Também considera a compatibilidade dos jogos com diferentes dispositivos e a adoção de tecnologias emergentes. A eficiência, escalabilidade e inovação das soluções tecnológicas são valorizadas, buscando impulsionar a qualidade e competitividade dos jogos desenvolvidos;

Tecnologia de Processos: Tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a criar ou entregar produtos e serviços. Tecnologia de processo indireto ajuda a facilitar a criação direta de produtos e serviços.

O aporte financeiro deverá ser utilizado de acordo com a orientação recebida na mentorias, a fim de melhorar os processos produtivos, como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação, entre outros tipos de gastos.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso: “Atualmente o mercado de games alcança um público extremamente amplo e diversificado, movimentando muito dinheiro todos os anos e podendo ultrapassar a casa dos US$ 219 bilhões até 2024. São diversas oportunidades para se trabalhar em jogos, tanto no Brasil, quanto no exterior, sendo possível ingressar no setor em diversas áreas como programação, modelagem 3D, concept art, produção, sound designer, game designer, level designer, UI especialist, entre outras”, afirma.

O presidente da Ade Sampa, Renan Vieira também complementa: “O setor de games é um dos que mais cresce no mundo e o Brasil observou um aumento exponencial do público nos últimos anos, com o registro de mais 75% dos brasileiros que utilizam algum jogo eletrônico, sendo 51% das usuárias mulheres. Com o mercado aquecido, surgem novos negócios diariamente, mas as pequenas empresas precisam de investimento para se desenvolver. Com isso, a Ade Sampa não poderia deixar de apoiar esse setor e alavancar as pequenas empresas e que compõem o ecossistema dessa nova economia”, declara. 

O objetivo do Sampa Games é disseminar a cultura e a educação empreendedoras, buscando incentivar a inserção de empreendedores no ecossistema de inovação e tecnologia na capital paulista. Também pretende estimular a geração de emprego, renda e o processo de desenvolvimento local de empresas e coletivos - para que eles ampliem a área de atuação; ganhem mercado; e possam competir com igual capacidade de eficiência no setor. 

Cronograma Sampa Games 

Inscrições: Até 20 de agosto de 2023

Publicação dos 48 projetos pré-selecionados, na primeira fase: 18 de setembro 2023

Recebimento dos vídeos dos pitchs dos projetos pré-selecionados: 21 a 28 de setembro de 2023

Publicação dos até 24 projetos selecionados: 3 de novembro de 2023

Programa de aceleração: novembro de 2023 a maio de 2024

COMENTÁRIOS dos leitores