Serpro apresenta software para cegos

Programa de código livre possibilitará inclusão digital e de trabalho

ter, 27/09/2011 - 20:04
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Usuários poderão realizar comandos a partir da voz emitida pelo computador Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Um passo importante para a inclusão digital e dias melhores no mercado de trabalho em prol dos deficientes visuais do Estado de Pernambuco foi dado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nesta tarde de terça-feira (27). Em suas instalações, o órgão apresentou à Imprensa e alguns representantes da sociedade civil o mais novo software que facilitará o manejo do computador por parte dos usuários com necessidades visuais. 

O programa que possibilitará tal façanha é o LianeTTs, desenvolvido pelos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceira com o Serpro. Por meio deste programa, que já está sendo disponibilizado para a sociedade e os deficientes visuais de forma gratuita, os usuários poderão realizar comandos a partir da voz emitida pelo computador. O programa poderá ser utilizado tanto na plataforma Linux quanto na Windows. 

“É um sintetizador de voz que copila os textos e emite uma voz, através de um leitor de tela”, detalhou Valéria Santos, técnica do programa de inclusão digital do Serpro. Ainda de acordo com Valéria, com esse novo programa, a vida dos deficientes no mercado de trabalho será facilitada. “Com ele (software) queremos propiciar o acesso dos deficientes ao mercado de trabalho”, acrescentou a coordenadora, complementando ainda que a meta, com a divulgação desse software, é democratizar a inclusão digital. “Pretendemos apresentar esse programa nas universidades, faculdades entre outros espaços. A ideia é que as pessoas saibam que existe o software e ele é gratuito”, pontuou Valéria.

Quem adorou a novidade da gratuidade e os benefícios que o programa trará para os deficientes foi o também deficiente visual Diego Teixeira, de 22 anos. Diego é assessor de informática da Associação Pernambucana dos Cegos (Apec). Para ele, o novo dispositivo “será muito importante para os deficientes que querem ingressar no mercado de trabalho”. “Ele é gratuito e, além disto, é mais rápido, o que otimizará mais tempo para nós", previu. 

"Acredito que esse programa ajudará muito os deficientes no mercado de trabalho, apesar de faltar mais confiança, por parte dos empresários, em nosso potencial”, comentou em tom de otimismo o professor de computação Walter da Rocha Lima, de 56 anos.

Para adquirir o LianeTTs, os interessados já podem baixar o programa através do site www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/. Se durante a instalação houver alguma dúvida, o Serpro está disponibilizando o email lianetts@serpro.gov.br para mais informações.

COMENTÁRIOS dos leitores