Capes faz reunião com a University of California

Intenção do encontro foi a realização de projetos de cooperação internacional

por Nathan Santos dom, 03/06/2012 - 12:49
Natália Morato - ACS/Capes

Integrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizaram na última quarta-feira (30) uma reunião com representantes da University of California, Davis (UC Davis). Segundo informações da página eletrônica da coordenação, a ideia da reunião foi promover a concretização de projetos de cooperação internacional.

Na ocasião, o presidente da capes, Jorge Almeida Guimarães, apresentou um programa de educação superior no Brasil, e também destacou ações realizadas pela instituição no país. Segundo o site da Capes, o presidente falou sobre o caráter jovem das universidades do Brasil. "A primeira universidade do país foi a Universidade de São Paulo (USP), criada 1934, 300 anos depois de Havard. A grande parte das universidades no Brasil é mais jovem que a Capes", relatou o gestor, segundo o site.

Jorge Almeida Guimarães enfatizou a necessidade do Brasil desenvolver atividades científicas. "Precisávamos desenvolver nossa ciência rapidamente, o que nos permitiu a criação de ferramentas como o Portal de Periódicos, a Plataforma Lattes e o Programa de Iniciação Ciêntifica (Pibic) inéditas no mundo”, comentou o presidente.

Quem apresentou a universidade norte-americana foi a chancellor da instituição, Linda Katehi. De acordo com a página virtual da Capes, ela também falou sobre a juventude da University of California. "Nossa universidade também é jovem, ao menos para os padrões americanos. Foi criada em 1959 e hoje contamos com uma comunidade de 60 mil pessoas, entre docentes, estudantes e funcionários", disse.

Linda Katehi disse que a instituição trabalha encima da interdisciplinaridade, dando mais enfoque nas áreas de de biológicas, ciências agrícolas e saúde, destacando uma rede de hospitais ligadas à instituição. A representante comentou sobre a possibilidade de criação de uma parceria entre a UC Davis e a Capes, dizendo que a “ciência não tem fronteiras, mas devemos construir pontes".

COMENTÁRIOS dos leitores