Professores das federais fazem panfletagem no Recife
Categoria diz que objetivo do ato é mostrar à sociedade que o Governo Federal é o culpado pela greve
Integrantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizaram na tarde desta quarta-feira (1º) uma panfletagem sobre a greve dos professores. O ato ocorreu na Praça do Derby e em alguns pontos da avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife. Aproximadamente 15 professores participam da ação. De acordo com a Adufepe, a ideia da panfletagem é mostrar à população os motivos da greve.
O presidente da Aufepe, José Luís Simões, diz que é preciso escancarar para a sociedade que o problema da paralisação é culpa do Governo Federal. “Nós estamos em greve há mais de 70 dias, e precisamos mostrar à sociedade que a culpa não é nossa, e sim, do Governo Federal. O poder público nos deu uma proposta muito ruim. Com a panfletagem, podemos ao menos dar uma satisfação às pessoas”, comenta o presidente.
Segundo José Luís, a aceitação do público está sendo muito boa. O carpinteiro André Batista da Silva é um dos que está a favor dos professores e critica veemente o Governo Federal. “Professores e médicos são os profissionais que deveriam melhor ganhar no Brasil. A remuneração salarial dos professores ainda é muito baixo. Isso é uma vergonha. Sou totalmente a favor dos professores”, diz. Logo mais, às 19h, o Governo Federal e os professores continuam com a rodada de negociações em encontro que ocorre em Brasília.
Há informações entre alguns integrantes da Adufepe que até o final deste mês a categoria deverá chegar a um acordo sobre o fim da paralisação. De acordo com os docentes, o fim da greve apenas deverá ocorrer se as propostas do Governo Federal forem aceitas pelos professores nas próximas reuniões e se elas entrarem na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Os grevistas brigam pela reestruturação do plano de carreira, melhores condições salariais e de trabalho, entre outros objetivos.