Acordo de Cooperação Geral será assinado nesta quinta (16)

O documento privilegia medidas de inclusão dos produtores rurais

qua, 15/08/2012 - 20:21
Agência de Notícias do Acre Com o acordo, os beneficiários serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais de todo o país Agência de Notícias do Acre

Nesta quinta-feira (16) será firmado, entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Acordo de Cooperação Geral. A cerimônia de assinatura do documento vai acontecer às 10h, no Salão Nobre do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O evento conta com a presença do ministro do MDA, Pepe Vargas, do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e do diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos.

Com o acordo, os beneficiários serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais de todo o país. “O Brasil tem cerca de 4,3 milhões de micro e pequenos produtores rurais. É um dos públicos mais importantes para nós. Estamos empenhados em segmentar o atendimento a eles, oferecer soluções para melhorar a gestão empresarial e tornar seus negócios cada vez mais competitivos no mercado”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.   

A autorização irá proporcionar a realização de ações conjuntas sobre temas de políticas públicas; desenvolvimento territorial; mercados institucionais e diferenciados; organização econômica da agricultura familiar; biocombustíveis; crédito rural e assistência técnica e extensão rural.

Enio Queijada, gerente de Agronegócios do Sebrae, explica que o trabalho conjunto visa a fortalecer os empreendimentos rurais dedicados ao regime de produção familiar. “A instituição atuará nos eixos estratégicos de gestão, acesso a mercados, inovação e tecnologia”, adianta.

O projeto Talentos do Brasil, desenvolvido para qualificar produtos e serviços da agricultura familiar e abrir caminho para mercados diferenciados, principalmente os relacionados ao turismo, eventos esportivos, orgânicos, certificados de origem e comércio justo também receberá um reforço depois do acordo. Além da qualificação dos produtores sobre as compras governamentais, que aparecem como uma das melhores oportunidades para agricultura familiar.

A expectativa é atender a cerca de 300 mil agricultores familiares integrantes de pelo menos 2 mil empreendimentos rurais durante a vigência do convênio. A parceria vai até o fim de 2014, mas pode ser prorrogada caso o MDA e o Sebrae considerem conveniente.

Serviço

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores