Enem de "A" a "Z"

Continuando a série de rerpotagens sobre comentários das últimas edições do exame, o Portal LeiaJá faz um resumo, nesta segunda-feira (10), das características e abordagens das provas

por Nathan Santos seg, 10/09/2012 - 00:40
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Feras estão na reta final de preparação para o exame, que será realizado em novembro Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Dias 3 e 4 de novembro. Essas são as datas em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste ano. Além de medir como está o nível dos estudantes, o exame serve como “porta de entrada” para diversas universidades. O Portal LeiaJá vem ajudando os “feras” na preparação para provas, com nossa série de reportagens sobre questões das últimas edições. Nesta segunda-feira (10), a série traz um resumo das características das provas do Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; e Redação.



Química, física e biologia. Essas são as disciplinas que integram a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As questões são trabalhadas na avaliação de maneira que as disciplinas não são identificadas claramente. É preciso que os quesitos sejam analisados pelos candidatos para que se entenda a qual disciplina e assunto pertencem.



Na prova de biologia, por exemplo, o professor Rodrigo Baraúna destaca que as abordagens são clássicas e diretas. “O Enem tem um proposta conteúdista. São questões diretas para saber se o aluno realmente sabe do assunto”, comenta Baraúna. Poluição, cadeia ecológica e relações ecoquímicas, evolução, darwinismo, narmaquismo e mutação são alguns dos assuntos que podem aparecer na prova.



No Enem, a física é abordada de maneira conceitual, buscando aproximar os alunos do dia a dia. Eletricidade e mecânica são assuntos corriqueiros na prova. Sobre química, os estudantes precisam focar estudo da relação massa-massa, além de créditos de carbono, sequestro de carbono, fontes de energia e fontes de energia sustentável, além de radioatividade e lixo eletrônico.



Geografia, história, português, literatura e língua estrangeira



Muita leitura e atenção. A prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem a necessidade de boas interpretações. Em geografia, o professor Andre Tiago da Silva destaca temas importantes. “Questões relacionadas à agricultura, sol, preservação, degradação, fatores climáticos, características da vegetação são algumas comuns nas últimas provas”, além do estudo de gráficos e mapas. Os quesitos de história trabalham bastante com texto e imagem, e geralmente os candidatos precisam relacionar os conteúdos.



O perfil linguístico, gêneros textuais, tipos de linguagem, bem como a gramática, são assuntos que devem ser estudados para as questões do português. No que diz respeito à literatura, a prova pode trazer os próprios textos literários, como também pode trabalhar questões que não possuem assuntos de literatura explícitos. “A grande marca do texto literário na prova é focar nessas figuras. Podem ter questões que procurem num texto recortes de uma figura de linguagem”, alerta a docente Érika Costa, lembrando a importância das figuras de linguagem.



Para o idioma inglês, a preocupação maior dos estudantes é com interpretação de texto, e reflete a necessidade de familiarização com o vocabulário. Quem optar por espanhol – o “fera” escolhe inglês ou espanhol – não deve achar que os quesitos não possuem dificuldades porque o idioma parece com o portugês. “O foco é a interpretação de distintos gêneros discursivos: textos informativos, charges, linguagem publicitária. O vocabulário também é explorado. Neste caso, é importante que os alunos atentem para o contexto em que a palavra está sendo utilizada”, explica a professora Vládia Medeiros.



Matemática

A Prova de Matemática e suas Tecnologias procura aproximar o aluno do cotidiano. “É uma prova que procura trabalhar mais com textos e situações do cotidiano. Ela junta conhecimentos básicos de matemática com o dia a dia das pessoas”, conta o educador Kleber Filho. Matemática financeira, básica, lógica, funções, porcentagem, geometria básica espacial e análise de gráficos são alguns dos assuntos abordados no Enem.



Redação



A leitura e prática de escrita são fatores essenciais para quem quer fazer uma boa redação no Enem. Sobre os temas prováveis, o exame busca universalizar com o contexto nacional, com assuntos comuns aos brasileiros. Temas sociais são bastantes presentes nas provas.



A redação deve ser escrita de forma dissertativa e impessoal. O texto precisa possuir os elementos linguísticos, que correspondem à gramática, bem como elementos textuais, que são as ideias organizadas.



De acordo com o professor Eduardo Pereira, uma boa redação deve ter de quatro a cinco parágrafos. O primeiro precisa conter a introdução, composta de quatro a seis linhas, os dois ou três seguintes são os de desenvolvimento, e por último, é o parágrafo de conclusão, que deve ter a quantidade de linhas parecida com a do primeiro. Ao todo, Pereira aconselha que o bom texto deve ter de 20 a 30 linhas. “É importante que o candidato domine a língua padrão, atentando para acentuação gráfica e ortografia, por exemplo”, aconselha o professor.



Na próxima segunda-feira (17), o Portal LeiaJá trará novos comentários sobre os quesitos das últimas edições do Enem. Veja abaixo as últimas matérias da nossa séries com debates sobre os quesitos.



História

Geografia

Matemática

Física

COMENTÁRIOS dos leitores