Enem seguiu padrão dos últimos anos, afirmam professores

Quase seis milhões de estudantes participaram do Exame neste ano

por Carlos Alberto Prado dom, 04/11/2012 - 21:15
Nathan Santos/LeiaJáImagens Equipe do BJ Colégio e Curso comentaram as provas Nathan Santos/LeiaJáImagens

Mais de cinco milhões de estudantes em todo o Brasil encerraram neste domingo (4) a maratona de dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 180 questões e mais a redação em 10 horas de provas divididas nos dois dias do exame.

Neste domingo, os alunos fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Na avaliação dos professores do BJ Colégio e Curso, que foi transmitida ao vivo pelo Portal Leia Já, o Enem mais uma vez seguiu seu padrão e não surpreendeu. 

Segundo o professor de matemática, Diogo Lôbo, a prova mais uma vez não foi conteúdista, apenas exigiu a capacidade leitora e interpretativa dos estudantes. Já os professores de português do BJ, Luiz Cláudio e Érika Costa, destacaram que os candidatos precisaram ter uma percepção mais ampla das características e das funções de cada gênero linguístico, o que estava relacionado a um envolvimento com leitura e interpretação a partir de variados gêneros textuais.

Essa é uma das maiores características do Enem, que exige do aluno que ele tenha um conhecimento amplo de todos os assuntos. Isso foi demonstrado no tema da redação deste ano: "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI".

Para o professor Rogério Costa, o tema priorizou apenas alunos que têm acesso a diversas fontes de notícias, jornais, revistas e internet. “Alunos de escolas públicas, supletivos e de colégios rurais, tiveram muita dificuldade na elaboração e desenvolvimento do assunto”, afirma o professor.

Capacidade de leitura e interpretação também foi o diferencial das provas de linguagens, foi o que afirmou os professores Geraldo Baracho e Vládia Medeiros, de inglês e espanhol, respectivamente.

“A prova de inglês trouxe vários gêneros discursivos, exigiu do candidato um bom nível de vocabulário. O candidato teve de fazer inferências, contextualizar palavras para chegar ao seu significado. A prova exigiu que o aluno usasse o conhecimento de língua inglesa para reconhecer a diversidade cultural e linguística. Além do mais, o aluno precisava ser um leitor do mundo, antenado com o que acontece em sua volta, assim como o conhecimento específico de língua inglesa para ter acesso às informações”, comentou o Geraldo Baracho.

A professora Vládia, destacou leitura e conhecimento geral como fator decisivo para um bom resultado na prova de espanhol. “A construção de sentido esteve presente em toda a prova, com diversos gêneros discursivos, leitura, interpretação e vocabulário foram explorados de forma contextualizada, o que exigiu um bom nível de vocabulário”, completa a professora. 

Vládia também frisa que conhecer bem o espanhol foi importante no exame. “O conhecimento específico de língua espanhola para ter acesso às informações foi decisivo, uma vez que os textos presentes, embora longos, tratavam de assuntos que abordavam conhecimento de mundo, diversidade cultural e linguística. Inferências, associações, argumentações e contextualizações foram exigidas, a fim de verificar a capacidade de construção de sentido, interpretação, a partir de situações comunicacionais”, afirma a educadora. 

Os gabaritos devem ser divulgados no dia 7 de novembro, na página do Inep. Já os resultados, poderão ser acessados, a partir do dia 28 de dezembro, com o número de inscrição e senha ou CPF e senha do candidato.

 

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