Produtividade, como dinamizar o trabalho?

Podemos perder até 85 dias úteis de trabalho por improdutividade

por Carlos Alberto Prado dom, 04/11/2012 - 05:13
Shutterstock Perdemos cerca de duas horas diárias nas redes sociais Shutterstock

Redes sociais, telefones, outros trabalhos, filhos, estudos, afinal, existe uma fórmula para dar conta de tudo isso e manter a produtividade no ambiente de trabalho sempre positivo? Os especialistas na área dizem que fórmula não há, mas pelo menos existem várias dicas para entregar todas as tarefas no prazo e ainda contar pontos para carreira.

Segundo a especialista em carreiras, Sandra Loureiro, da Interagir RH Consultoria, a produtividade vai estar sempre aliada a relação do conhecimento da chefia com os colaboradores. “Um bom chefe saberá delegar as melhores tarefas para cada empregado”, isso segundo ela contribuirá diretamente para os resultados alcançados.

Ainda segundo ela, é comum que muitos chefes não direcionem os melhores desafios para as pessoas mais capazes e o que dificulta os melhores resultados. “A afinidade com certas áreas conta na execução das tarefas”, lembra Sandra.

Uma das maiores queixas das empresas é o uso das redes sociais pelos seus colaboradores. O tempo perdido na rede é alto e os prejuízos cada vez maiores. Uma pesquisa realizada pela Nucleus Research apontou que nas empresas em que o acesso ao Facebook é permitido, a produtividade tende a diminuir 1,5%. 

A mesma pesquisa ainda apontou que 77% dos trabalhadores, que tem uma conta na rede social, passam cerca de duas horas diariamente no site. É uma parcela significativa de uma jornada que costuma ter oito horas diárias.

“É preciso manter o foco, saber o que deve ser feito e ter prazos para cumprir”, são algumas dicas de Sandra Loureiro. “Não adianta passar várias horas na rede e depois ter que levar o trabalho para casa ou ter que fazer mais horas para cumprir a demanda”, lembra a especialista.

Essas dicas a estudante de jornalismo Priscila D’Arc, já aprendeu a por em prática. Trabalhando atualmente em uma empresa que muitas vezes requer jornadas diárias em mais de uma local de trabalho ainda cursa o penúltimo período do curso. 

A procrastinação deve ser evitada. “Procuro sempre fazer as coisas no prazo, do contrário acabam juntando várias demandas e fica complicado concluir tudo”, conta a estudante que utiliza a tecnologia a seu favor.

Ela utiliza um smartphone para manter a demanda atualizada, checar os emails e até conferir arquivos, sem deixar de lado a agenda tradicional. “Mantenho uma agenda que levo para todos os lugares, com lembretes e números dos contatos”, conta Priscila, que ainda utiliza pequenos lembretes, post-its, para não deixar nada passar e o serviço de armazenamento em nuvem de arquivos disponibilizado por seu e-mail.

“Mantenho uma pasta de arquivos para cada local, assim posso sempre conferir mesmo se não estiver na empresa”, lembra Priscila. 

Chegar ao trabalho e manter um período máximo para checar os e-mails, notícias, rede social e demanda, deve ser estabelecido. Indica-se que para tudo isso não seja gasto mais de 30 minutos. Anotar as demandas e as prioridades e manter a caixa de entrada do e-mail sempre limpa é uma forma de economizar minutos preciosos.

Também é necessário fazer pequenas pausas durante as atividades, que não devem ser longas suficientes para prejudicarem no rendimento. Almoços longos que comprometam a tarde de tarefas devem ser evitados, já uma lista do que ficou para o próximo dia deve sempre ser feita.

 

COMENTÁRIOS dos leitores