Prova de física elogiada no SSA 3 da UPE

Segundo o professor Tião Alvino, o vestibular abordou todo o conteúdo programático esperado para o processo seletivo

por Nathan Santos seg, 12/11/2012 - 16:56
sxc.hu Professor disse que questões foram bem distribuídas em níveis de dificuldade sxc.hu

"A banca elaboradora da prova de física da UPE está de parabéns, por ter feito uma prova abrangente, que cobriu todo o conteúdo programático esperado para a prova”. Essa declaração é do professor Tião Alvino, do BJ Colégio e Curso, do Recife. Ele comentou as questões da disciplina, que fez parte do segundo dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, realizado nesta segunda-feira (12).

“Encontrei questões bem distribuídas em termos de nível de dificuldade, em que considero três questões com um nível fácil (questões 21, 23 e 26), seis de nível mediano (22, 24, 25, 27, 28 e 30) e uma difícil (29)”, opinou o professor. De acordo com Alvino, o que chamou atenção foi a ênfase dada aos temas eletromagnetismo e física moderna, que cobriram quase metade da prova. Além disso, segundo o professor, “o tema física moderna também esteve presente na questão 29, associado ao tema MHS, numa questão belíssima, de um nível de dificuldade diferenciado”.



Entretanto, o educador encontrou alguns aspectos que ele acredita que podem ser melhorados. “Considero apenas como um ponto negativo, que poderia ser revisto para provas dos anos seguintes, a escolha de valores numéricos muito difíceis de se trabalhar, nas questões 22 e 29. A questão termina por crescer em nível de dificuldade, não pelo seu poder de avaliação interpretativa do aluno, mas simplesmente por fazer uma análise braçal e cansativa, que ao nosso ver só prejudica o desempenho do candidato”.

COMENTÁRIOS dos leitores