UFRN realiza o último vestibular tradicional no domingo

sex, 23/11/2012 - 12:44

Por Hana Dourado

Natal - Começa no próximo domingo (25) o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa será a última edição do vestibular tradicional da instituição. Este ano, as vagas destinadas aos cursos de graduação foram divididas entre o vestibular comum e o Exame Nacional do Ensino Médio e a partir de 2013 todas as vagas serão ofertadas de acordo com a nota do ENEM. 

A divisão das vagas ocasionou uma grande demanda de candidatos para o primeiro semestre da universidade. Somente para o curso de medicina, a concorrência mais que duplicou. Se no ano passado a Comissão Permanente do Vestibular registrou uma concorrência de 27 alunos por vaga para o primeiro semestre letivo de 2012, este ano 65 candidatos disputam uma vaga.

Essa mudança gerou aos candidatos uma expectativa maior em relação ao concurso e ocasionou uma grande procura por revisões de vésperas. Em Natal, a Escola CDF realiza aulões há nove anos, o coordenador da Instituição, Raniere Sá, acredita espera que cinco mil pessoas transitem nos três dias de aulas e acredita que os aulões servem para revisar os assuntos dados ao longo do ano. 

“Nosso intuito é mostrar o que foi trabalhado durante o ano como uma forma de revisão, não somente aos nossos alunos, como também aos alunos de outras instituições. É preciso entender também que as aulas são apenas uma revisão e um estímulo e que o conteúdo dado não é destinado ao ensino, isso já foi realizado ao longo do ano”, declarou. 

O candidato João Victor Diniz vai prestar vestibular para Engenharia Civil e acredita que os dias que antecedem o concurso são apenas para descansar ao contrário da maioria de seus colegas. “A maioria dos meus amigos de classe vão participar das revisões. Eu acho que não preciso delas. todo o conteúdo da prova eu já vi durante o ano. Agora irei descansar, vou ao cinema e no máximo vou ler alguns textos em casa”, contou.

Na reta final do vestibular da UFRN 28.614 candidatos irão concorrer a 3.015 vagas do primeiro semestre da universidade. As provas serão aplicadas entre os dias 25 e 27 de novembro simultaneamente nas cidades de Natal, Currais Novos, Mossoró, Santa Cruz e Caicó.

COMENTÁRIOS dos leitores