Professores analisam prova de história da UPE

Período colonial brasileiro não foi abordado no vestibular

por Nathan Santos ter, 27/11/2012 - 16:17
Victor Freire/LeiaJáImagens Os professores Albino Dantas e Sílvia Meira comentam as questões Victor Freire/LeiaJáImagens

História foi uma das disciplinas trabalhadas nesta terça-feira (27), último dia de provas do Vestibular Tradicional 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE). Para debater a abordagem da matéria no processo de seleção, os professores do BJ Colégio e Curso, Albino Dantas e Sílvia Meira, participam do programa, ao vivo, transmitido pelo Portal LeiaJá.

De acordo com o comentário enviado à nossa reportagem pelos docentes, a prova respeitou os conteúdos da programação, com os níveis de quesitos entre mediano e fácil. História geral foi um tema bastante abordado na prova, já História do Brasil não foi tão explorada, mantendo as características tradicionais do vestibular da UPE.

Entretanto, os professores apontam algumas dificuldades. “A prova apresenta contrastes, no tocante aos Estudos Históricos. Por exemplo, a primeira questão trata de Teoria da História e traz um texto de Marc Bloch sobre a diversidade das fontes usadas no trabalho historiográfico. Não obstante, na questão seguinte (2ª questão), que trata sobre as Guerras Médicas, exige-se  que o candidato domine os nomes das batalhas e de generais presentes nos combates, trazendo uma visão mais clássica da História”, dizem os professores.

Eles também criticaram a ausência de temas sobre o período colonial brasileiro, especificamente a História Regional Pernambucana, bem como a falta de referências ao Partido Comunista Brasileiro, que comemora 90 anos de sua fundação neste ano. “Destacamos  positivamente as questões relacionadas à temas culturais, como o Renascimento Cultural (questão 4), modernismo no Brasil (questão 13) e produção cultural no Regime Militar Brasileiro (questão 15)”, comentam os professores.

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