Professor comenta prova de português I da UFPE

Ao todo, a disciplina abordou duas questões discursivas

por Priscilla Costa dom, 13/01/2013 - 20:05

A prova de português I, realizada neste domingo (13) pelos feras durante a segunda etapa do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contemplou mais uma vez os aspectos pragmáticos da língua, segundo professor de língua portuguesa do BJ Colégio e Curso, do Recife, Rogério Costa.

A disciplina abordou duas questões discursivas, na qual a primeira solicitou que o aluno identificasse o objetivo comunicativo de um anúncio publicitário e revelasse três características ou recursos utilizados no cumprimento desse objetivo. Segundo o professor, uma possível resposta seria a de que o texto tem como finalidade sensibilizar o leitor a se engajar na luta pelo respeito à diversidade, a fim de construir uma sociedade justa.

“Para cumprir esse objetivo, o autor utilizou a função apelativa da linguagem, verbos no imperativo, referência ao interlocutor através do uso do pronome você, utilização de imagem”, informou Rogério. 

Já na segunda questão solicitou que o fera explicasse o que se processa quando um usuário realiza a seguinte construção: "Nos últimos meses, subiu os preços de vários produtos e, consequentemente, diminuiu os lucros do mercado."

"O candidato poderia ter explicado que o usuário realizou a concordância dos verbos com a ideia de que quem realizou as ações verbais foi o mercado, daí o uso do singular”, conclui o professor.

COMENTÁRIOS dos leitores