Na Católica, candidatos demonstram expectativa positiva

Provas do Vestibular 2013 da UFPE acontecem hoje (13) e nesta segunda-feira (14)

por Priscilla Costa qua, 16/01/2013 - 09:25

Depois da tensão provocada pela divulgação da nota do Exame de Ensino Médio (Enem) de 2012, que foi fator determinante de aprovação na primeira etapa do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), chegou a hora dos feras enfrentarem as provas da segunda fase. São mais de 42 mil estudantes que irão disputar as 6.501 vagas oferecidas pela instituição, neste domingo (13) e segunda-feira (14). Os portões foram abertos a partir das 7h e fecharam às 8h. O término das provas está previsto para às 12h.

Antes da realização das provas, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), local onde os feras também fizeram a avaliação, o nervosismo e a ansiedade pairava sob os concorrentes. Para a estudante que tenta, pela segunda vez, uma vaga no curso de serviços sociais, Ana Cláudia Moura, 22 anos, foi preciso recorrer a um curso preparatório para sentir mais segurança na segunda etapa. “Estudei bastante e vou tentar lembrar tudo o que eu aprendi no cursinho pré-vestibular. Espero que a prova seja boa, pois além do curso, tirava quatro horas por dia para reforçar os estudos”, disse.

Porém, a expectativa não só tomava conta dos vestibulandos como também de muitos pais. Segundo a mãe de Juliana Cavalcante, 17 anos, Iara da Silva, 44, a filha está tentando o curso de direito pela primeira vez. "Estou confiante de que ela vai passar, pois falta de preparação não foi. Mas se não for dessa vez, haverá próximos anos. É a primeira vez que ela tenta”, declarou.

No local, além dos comerciantes que vendiam chocolates, águas e canetas, havia pessoas com cartazes de motivação para os vestibulandos.

O grupo evangélico e voluntário, Voz na Rua, estava distribuindo panfletos no local e incentivando os feras com palavras de encorajamento. Depois da entrada dos vestibulandos, o grupo realizou uma oração juntos aos pais. “Todo ano fazemos isso, até para, não só dar apoio aos estudantes, mas também aos pais. É um momento especial para ambos e qualquer palavra de incentivo é muito válida”, disse uma das integrantes do grupo, Ilka Almeida, 26 anos, que faz parte do projeto desde o ano passado.

Na manhã de hoje, todos os candidatos enfrentam a prova de português 1, que terá duas questões discursivas. Questões específicas para diferentes grupo das disciplinas de português 2, literatura, teoria musical, biologia e matemática também serão respondidas pelos concorrentes no primeiro dia. Já amanhã (14), será a vez das provas de história, geografia, química, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e geometria gráfica.

Para este ano, a UFPE está oferecendo 86 cursos, sendo 81 no Campus Recife, nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e seis no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). O curso de medicina, em Recife, pela quarta vez consecutiva, é o mais concorrido, seguido pelas graduações em engenharia civil (Caruaru) e direito (Recife).

LEI DE COTAS - Do total de vagas ofertadas pela UFPE, 1.083 são reservadas aos 18.035 estudantes que concorrem pelas regras na nova Lei de Cotas. A Comissão do Vestibular (Covest) já tem disponível a lista definitiva dos candidatos que optaram pelo sistema de cotas para o Vestibular 2013 da instituição de ensino.  O edital de convocação com a data, o local e o horário para que os estudantes habilitados comprovem, através de documentos, o atendimento aos requisitos exigidos para concessão do benefício, será divulgado no dia 31 de janeiro.

GABARITO - As respostas das questões serão disponibilizadas às 15h30 do domingo e segunda-feira no site da Covest  e também no Portal LeiaJá, assim que os gabaritos sejam liberados. A previsão da comissão do Vestibular é de que o listão da UFPE seja divulgado até o dia 28 de fevereiro.

O Portal LeiaJá realizará grande cobertura do Vestibular 2013 da UFPE. Fique atento e não perca nenhum detalhe.

COMENTÁRIOS dos leitores