Concursos da Marinha recebem aumento de vagas
Processos seletivos foram realizados nos meses de junho e novembro do ano passado
A Marinha do Brasil lançou dois concursos oficiais nos meses de junho e novembro do ano passado, e, esses dois processos seletivos, tiveram suas funções mudadas. No Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (12), consta que a área de engenharia cartográfica e de agrimensura passa de nove para dez vagas; engenharia de controle e automação de cinco para seis vagas; engenharia mecânica de 21 para 24 vagas; engenharia de computação de quatro para cinco vagas; engenharia elétrica de nove para onze vagas; engenharia de telecomunicações de quatro para cinco vagas; e engenharia eletrônica de cinco para seis vagas. Essas alterações correspondem um acréscimo total de dez vagas.
Na seleção de junho foram oferecidas 146 oportunidades para o Quadro Complementar de Oficiais. Desse total, 74 vagas foram para o quadro complementar de oficiais da armada, para graduados em engenharias cartográfica e de agrimensura, de controle e automoção, computação, mecânica, entre outras. As outras 24 foram para oficiais fuzileiros navais - também destinadas a engenheiros - , e as 48 restantes para o quadro de oficiais intendentes, que admite graduados em administração, ciências contábeis e economia.
No dia 18 de setembro os concorrentes realizaram provas escritas e nessa data também ocorreu uma inspeção de saúde e teste de aptidão física. O Rio de Janeiro é o palco do curso de formação, que será realizado no dia 15 de abril deste ano, com duração de 39 semanas.
O processo seletivo de novembro ofertou 370 vagas direcionadas à admissão nos cursos de adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e Segundo Oficial de Náutica (ASOM/N). Os participantes da seleção devem ser bacharéis, técnicos ou licenciados nas áreas de engenharia, manutenção, fabricação, estatística, economia, administração, matemática, física, química, entre outros. A etapa de avaliação consiste em prova escrita, teste de suficiência física, exame médico, além de curso de formação. No dia 3 de fevereiro deste ano ocorreu a primeira fase d processo seletivo, nas cidades do Rio de janeiro e Belém do Pará. Os candidatos devem ter idade de 18 a 40 anos, bem como não devem ter sidos condenados em processo criminal,
As fases de avaliação compreenderam prova escrita, teste de suficiência física, exame médico, além de curso de formação. A primeira etapa deve ocorreu no dia 3 de fevereiro de 2013 nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e Belém/PA.
O concorrente deve ter idade entre 18 e 40 anos, não ter sido condenado em processo criminal, além de não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente, e, se mulher, não estar grávida.