UnB anuncia mudança nas formas de ingresso

A partir de agora, o vestibular tradicional será substituído pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas da primeira entrada

por Dulce Mesquita sex, 12/04/2013 - 14:50

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (Cepe/UnB) anunciou, nesta sexta-feira (12), mudanças na forma de ingresso na instituição. A partir de agora, o vestibular tradicional será substituído pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas da primeira entrada. Dessa forma, o processo seletivo para o primeiro semestre será feito pelo Sisu e pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), que dividem em números iguais as vagas ofertadas.

De acordo com o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, as mudanças democratizam e ampliam o acesso a universidade, além de facilitar a vida dos estudantes. "A extinção do vestibular do início do ano vai diminuir a quantidade de provas para os alunos do ensino médio, que já se preparam para o Enem e para o PAS", explicou.

Ele acredita que, mesmo com a possibilidade de as vagas serem disputadas mais facilmente por candidatos de todo o Brasil, o fluxo de estudantes de fora do Distrito Federal permanecerá o mesmo. “O fato de o Enem ser um exame realizado em todo o país facilita a mobilidade, mas não altera significativamente o número de estudantes de fora”, disse ele, com base nos dados de universidades federais que já aderiram ao Sisu.

A proposta foi feita no ano passado e recebeu 83% de apoio dos institutos e faculdades que integram a UnB. A decisão foi aprovada por 32 dos 40 conselheiros presentes no Cepe. Houve ainda seis votos contrários e duas abstenções.

Vestibular

Apesar da mudança, o vestibular tradicional continuará a ser usado para o ingresso no segundo semestre. Inclusive, as inscrições para o segundo vestibular de 2013 estão abertas até o dia 25 de abril, exclusivamente pela internet, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). A taxa de inscrição custa R$ 110. Os treineiros, estudantes que irão fazer a prova apenas por experiência, pagarão R$ 85.

O vestibular conta com 4.219 vagas em 97 cursos de graduação. Desse total, 2.813 vagas são destinadas ao Sistema Universal, 850 ao Sistema de Cotas para Negros e 556 estão reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.

As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de junho. No primeiro dia, os candidatos farão as provas de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes (artes cênicas, artes visuais, música), filosofia e sociologia, além da redação. No segundo dia, serão realizados os exames de biologia, física, química e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores