Marcas chinesas são exemplos de sucesso

Palestra sobre o país foi realizada no evento “As Marcas mais Valiosas do Brasil”, realizado nesta terça (16), no Recife

por Nathan Santos ter, 16/04/2013 - 11:38

Um dos momentos mais esperados no evento “As Marcas mais Valiosas do Brasil”, realizado na manhã desta terça-feira (16), no empresarial JCPM, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, foi a palestra do diretor da WPP Group, David Roth. Sob a temática “Aprendendo com a China – como a China entende a importância das marcas”, o diretor falou como as marcas chinesas ganham destaque em âmbito global e tratou da expansão tecnológica chinesa, fator de total relevância para a atuação publicitária. “É o maior mercado do mundo para telefones celulares. A China digital está explodindo e a internet móvel já utilizada por mais de 1 bilhão de usuários”, disse.

Sobre a atuação das marcas chinesas, o diretor da WPP Group declarou que “elas estão cada vez mais fortes”. De acordo com ele, a China está investindo na construção de marcas. “Vemos o posicionamento interessante dessas marcas. As empresas estão investindo na fortificação publicitária, atingindo o que o consumidor quer. As marcas não querem apenas vencer no país de origem, elas também querem o mercado global. Outro momento importante da palestra foi a exibição de um vídeo sobre as 50 marcas mais importantes da China. Além disso, foi mostrado o desempenho dessas empresas em termos econômicos nos últimos anos.

A juventude dessas brandings é um fato curioso, uma vez que, 6 das mais importantes não existiam há alguns anos. Também foi destacado que 13 das marcas chinesa estão entre as top´s no âmbito mundial, confirmando a força do país no contexto publicitário.

Consumidores exigentes

Ter destaque como marca na China não é tarefa fácil. De acordo com David Roth, além da grande competitividade entre as empresas, os consumidores chineses estão muito mais desconfiados e exigentes. “Vários fatores causaram esta desconfiança. Alguns deles são a expansão da internet, democratização da informação, e, ainda por cima, não há mais espaço para as marcas esconderem erros. Isso eleva a competição entre os marqueteiros”, explicou o diretor da WPP Group.

Casos de sucesso

O palestrante também destacou o bom trabalho realizado por três marcas chinesas e como elas se consolidaram no mercado. A Bai Du, segunda maior de tecnologia da China, é uma delas. A Tencente, considerado o maior portal de internet chinês, ganhou destaque com seu serviço de envio instantâneo de mensagens. Essa empresa já possui em torno de 700 milhões de usuários.

Outra empresa apresentada foi a Ctrip. Trata-se de uma agência de viagem que ocupa a liderança desse segmento na China. Foram criadas instalações direcionadas para a classe média, que está em plena expansão. Nas Olimpíadas de Londres, realizada no ano passado, as marcas chinesas também procuraram ser conhecidas. Aproveitando a relevância do evento esportivo e a quantidade de pessoas oriundas de diferentes países que participou, os marqueteiros procuraram dar visibilidade as suas marcas. “A competição não foi só por medalhas. Existiu uma concorrência paralela dos marqueteiros. Eles utilizaram suas marcas em Londres para torná-las globais”, falou Roth. Ainda nesta manhã será divulgado o ranking das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil neste ano. Também será realizado um debate sobre “Como construir marcas valiosas”.

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