Pernambucanos vão a Inglaterra em programa internacional

Projeto faz parte do Transform, programa do British Council que pretende conectar o Brasil e o Reino Unido por meio das artes

por Nathan Santos qui, 26/09/2013 - 13:51
Shutterstock

Nesta sexta-feira (27), às 10h30, o Porto Digital, o British Council e o Watershed anunciam os aprovados para o programa de colaboração internacional Recife: The Playable City. Ontem e nesta quinta-feira (26), artistas, produtores e tecnólogos de Pernambuco passaram por entrevistas e quem for selecionado participará da residência criativa do projeto, que será realizado na capital pernambucana e em terras inglesas. O anúncio será feito no Portomídia, no bairro do Recife.

Os selecionados atuarão com outros profissionais da Inglaterra. Todas as despesas dos participantes serão pagas e eles ainda receberão uma bolsa no valor de 2 mil libras, equivalendo a mais ou menos R$ 6,8 mil. De acordo com o Porto Digital, o projeto faz parte do Transform, programa do British Council que pretende conectar o Brasil e o Reino Unido por meio das artes entre os anos de 2012 e 2016.

“É importante aliar o potencial criativo e tecnológico do Brasil e do Reino Unido, por meio de parceiros que são referência na área, como o Porto Digital, em Recife e o Watershed, em Bristol, estreitando os laços de cooperação entre essas organizações para a criação de soluções inovadoras que possam servir para os dois países”, frisa o Diretor de Artes do British Council, Luiz Coradazzi, conforme informações da assessoria de comunicação do Porto Digital.

A residência criativa será realizada em duas fases no próximo ano, em que a primeira ocorrerá do dia 5 a 19 de janeiro, quando dez profissionais brasileiros aprovados irão viajar para Bristol, no Reino Unido. Lá, eles encontrarão os ingleses no laboratório de inovação do Watershed, Pervasive Media Studio, dando início assim as atividades conjuntas. A segunda fase será do dia 12 a 20 de abril, também de 2014. No período, os profissionais ingleses vêm ao Recife para reencontrar os brasileiros que estiveram na Inglaterra. O objetivo é finalizar os protótipos criados em Bristol.

No mesmo mês de abril, os protótipos feitos serão apresentados em um festival no Portomídia. Todas as ações serão abertas ao público, com foco principal nos empreendedores criativos locais. De acordo com o Porto Digital, ainda será realizada uma série de debates e workshops ministrados por convidados brasileiros e britânicos. Outras informações sobre o programa podem ser conseguidas pela grande rede.

COMENTÁRIOS dos leitores