Max Gehringer ensina jovens a empreender

Economista participou do Papo de Universitário, no último sábado (24), no Recife

por Danilo Galindo dom, 25/05/2014 - 12:00

Conhecido por ser o consultor de negócios do Fantástico, da Rede Globo, o economista e guru do empreendedorismo Max Gehringer foi a principal atração do sábado (24), primeiro dia do Papo de Universitário – o Encontro. Em sua segunda edição, o evento trouxe centenas de pessoas para o Chevrolet Hall neste final de semana. 

Simpático e arrancando risos da plateia, apresentou bom humor durante toda a apresentação. Max começou a palestra comentando sobre o início de sua carreira e se dirigindo aos estudantes do ensino médio que estavam presentes no Papo, destacando a necessidade de entrar no mercado de trabalho cedo. “Começar a trabalhar com 16 anos é ideal, porque o jovem amadurece, ganha experiência. Quanto antes for, melhor”, conta. 

A palestra de Gehringer foi marcada pelas dicas para o jovens que ingressam agora no universo do empreendedorismo. Entre uma piada e outra e brincadeiras com os presentes, o economista alertou sobre a melhor forma de se capacitar para o futuro profissional: tenha experiência de emprego antes de procurar uma graduação. “Todas as empresas procuram um equilíbrio entre formação acadêmica e experiência prática. O melhor é dar um passo de cada vez”, afirma. 

A dificuldade de se firmar em um emprego e descobrir o que realmente gosta foram apontados por Max como consequências da necessidade que as pessoas têm, nos dias de hoje, de se capacitar ao máximo antes de se inserir no mercado de trabalho. Para os indecisos, a dica foi o curso de administração. “Essa graduação é perfeita para quem está confuso e não sabe o que fazer da vida”, disse, provocando risos da plateia. Segundo ele, o administrador tem a maior variedade de oportunidades de emprego, o que ajuda o jovem confuso a encontrar qual a área que mais se encaixa. 

Além de começar a trabalhar cedo, Gehringer numerou alguns caminhos que podem ajudar o jovem. O ensino a distância foi apontado como melhor opção de especialização, pois o estudante pode montar o estudo de acordo com a disponibilidade de horário. O networking, os “amigos profissionais”, também é um diferencial importante que vai destacar o bom empreendedor. “Amigos de verdade nós temos uma dúzia, mas devemos manter contato com pessoas que possam nos ajudar futuramente”, diz. 

A viagem de intercâmbio foi outro destaque na voz do economista, que apontou a facilidade para viajar atualmente. “O intercâmbio é altamente recomendado pela experiência que proporciona. A pessoa que vai nunca é a mesma que volta. A autossuficiência e a autoconfiança que o intercâmbio dá têm influência brutal no futuro profissional”, afirma.  A programação do Papo de Universitário continua neste domingo (25), com destaque para a presença de Gabriel O Pensador, rapper e escritor carioca, e Fabrício Carpinejar, escritor e colunista do Rio Grande do Sul. Para mais informações, acesse o site do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores