Recife recebe evento sobre crianças superdotadas

Encontro acontece a partir desta quinta (17), na Madalena

por Nathália Guimarães qui, 17/07/2014 - 10:02
Marcelo Camargo/ABr Na ocasião, as crianças com altas habilidades participarão de oficinas Marcelo Camargo/ABr

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro Madalena, Zona Oeste da capital recifense, recebe nestas quinta (17) e sexta-feira (17) o 1º Simpósio sobre Altas Habilidades do Recife e o 1º Encontro de Estudantes com Altas Habilidades de Pernambuco. O evento será realizado às 8h às 17h, sob a promoção da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do evento é valorizar a inclusão social e educacional do estudante com altas habilidades/superdotação. A ação faz parte das formações para os educadores do Atendimento Educacional Especializado Recife (AEE) e busca capacitar os profissionais para a identificação e encaminhamento desses alunos.

Com o tema "Valorizando as Inteligências para a Vida", o evento deverá contar com a presença de alunos com altas habilidades, pais, 300 professores da Rede Municipal de Ensino e 100 convidados da Rede Estadual e privada.

Nos encontros, haverá palestras da presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação (Conbrasd), Susana Pérez, e da professora da Universidade de Brasília (UNB), Ângela Virgolim, que é doutora em Psicologia da Superdotação.

Enquanto os pais assistem às palestras, as crianças com altas habilidades participarão de oficinas de biodança, contação de história, raciocínio lógico e robótica educativa. Além disso, estão para acontecer mostras de caricatura, desenho, pintura, escultura, vídeo e arte digital.

De acordo com a Secretaria de Educação, a Prefeitura do Recife pretende reforçar a existência do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) da Rede Municipal, o único no Estado. O núcleo funciona na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Estrada do Arraial, nº 4.744, bairro de Casa Amarela. Atualmente o espaço atende 78 estudantes, com idades entre 3 e 16 anos.

Serviço

Quem tem crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação na família deve entrar em contato com o NAAHS pelo telefone 3355-6904, para marcação de uma avaliação diagnóstica do estudante. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

COMENTÁRIOS dos leitores