UPE divulga resultado do vestibular 2015

Confira o listão dos aprovados no vestibular tradicional e SSA da Universidade de Pernambuco

por Elaine Ventura sex, 30/01/2015 - 14:25

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou esta sexta-feira (30) a lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2015. Ao todo, a instituição recebeu 51.372  inscrições, entre o vestibular tradicional e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

O curso de Direito foi o mais concorrido entre os feras. Na  unidade de Camaragibe, a concorrência do  respectivo curso no vestibular tradicional foi de 139,29 por vaga. Entre os cotistas a disputa foi ainda mais acirrada, 149,75 e  no SSA  foi de 66,80.

A maioria dos aprovados na modalidade SSA vai ingressar no curso de Médicina.  O primeiro colocado sem benefício de cotas foi o estudante Paulo Silveira Cardoso Ferreira, de 17 anos. Ele foi aprovado com a nota 84,30.  Entre os cotistas, André Luiz Belém Negromonte dos Santos ocupou o topo da lista, com a média 74,60. 

No vestibular tradicional, o primeiro colocado sem cotas foi João Lucas Fernandes dos Santos, que alcançou a nota 88,03. O jovem que optou pelo curso de Engenharia de Automação e Controle também foi o primeiro colocado da UFPE. Beneficiário pelo sistema de cotas, Heitor Rodrigues de Melo Brito conquistou a nota 80,44, para o curso de Medicina. 

O momento de divulgação do listão é repleto de emoção. O resultado geral foi divulgado às 13h  e rendeu muito choro entre os novos universitários. A estudante Milena Torres não conteve a emoção ao agradecer a aprovação no para o curso de medicina. De acordo com a jovem o foco foi fundamental para a realização do sonho. “ Agradeço a Deus por ter me ajudado a lutar todos os dias pelos meus sonhos. Eu estudava  todo dia aquilo que aprendia no colégio, não fiz cursinho e consegui com o apoio da minha equipe pedagógica. 

De acordo com o Reitor da UPE, Pedro Falcão,este foi o último vestibular da instituição, que a partir do próximo ano passa a aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas o processo de ingresso pelo sistema SSA terá continuidade, pois 50% das vagas serão destinadas a modalidade SSA e os 50% restante será aberto a concorrência pelo Sisu.

“A UPE irá utilizar o Sisu a partir do próximo vestibular. Mas a Universidade continua com o sistema seriado que foi uma inovação no estado de Pernambuco, onde os estudantes a cada ano podem fazer uma avaliação das disciplinas, trabalhadas a cada ano. Tivemos algumas novidades, como a ampla concorrência do curso de direito, tanto em Arco Verde, quanto em Camaragibe. Mas as vagas ofertadas no próximo vestibular deve ser maior”, ressaltou.

Os feras devem ficar atentos ao prazo de matrícula que começa na segunda semana de fevereiro. As matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11 de fevereiro, para quem passou em ambas entradas, e no dia 12 para os retardatários. “O cuidado deve ser grande, porque no dia 2 de março é o dia da divulgação do primeiro remanejamento da primeira matrícula”, concluiu o reitor. 

Confira o listão completo do Vestibular Tradicional e SSA da Universidade de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores