Enem 2015 chega a 910 mil inscrições

Prazo de candidaturas teve início na última segunda-feira (25) e segue até 5 de junho

por Nathan Santos qua, 27/05/2015 - 12:21
Rafa Oliveira/LeiaJáImagens/Arquivo Provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro Rafa Oliveira/LeiaJáImagens/Arquivo

Até às 10h desta quarta-feira (27), o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era de 910 mil candidatos. A informação foi divulgada agora a pouco pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo de candidaturas teve início na última segunda-feira (25) e segue até 5 de junho, por meio do site do Exame. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro e a expectiva é que 9 milhões de pessoas se inscrevam para o Exame.

O MEC orienta que, no momento da inscrição, os estudantes informem um número de telefone, celular ou fixo, válido, bem como é preciso cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. Além disso, o sistema solicita que o fera faça uma pergunta e uma resposta por segurança.

Estão isentos da taxa de inscrição (R$ 63) os participantes concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas públicas, além das pessoas que se dizem carentes. Já aqueles que terão que pagar a taxa devem quitar o valor até as 21h59 do dia 10 de junho.

Ainda de acordo com o MEC, nesta edição do Enem, estudantes que sejam travestis e transexuais podem usar o nome social. Para isso, a candidatura precisa ser feita normalmente, levando em consideração o edital do Exame. Depois, no prazo de 15 a 26 de junho, os candidatos devem encaminhar, pela internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

O Enem é usado como forma de ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante vagas em 115 instituições de ensino públicas. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsa em estabelecimentos de ensino privados, também cobra o uso do Exame.

Outro programa que passou a exigir o Enem como critério de participação foi o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ciência sem Fronteiras e o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) também cobram o Exame. Além disso, estudantes maiores de 18 anos de idade podem conseguir certificação do ensino médio através das provas do Enem.  

COMENTÁRIOS dos leitores