Primeiro dia de congressos simultâneos da UNINASSAU
Cerca de três mil pessoas compareceram ao evento
Cerca de três mil compareceram ao primeiro dia de congressos simultâneos nas áreas de administração, contabilidade e tecnologia da informação e comunicação, promovidos pelo Grupo Ser Educacional. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (11), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A cerimônia começou com a palestra do Reitor da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e fundador do Grupo Ser, Janguiê Diniz. Também ministraram no evento Flávio Rosário, especialista em marketing de vendas, e Marcelo Silva.
A primeira noite do evento foi iniciada com a formação da mesa de abertura. Durante a oportunidade, foram homenageados nomes do empreendedorismo e da educação, como Marcelo José Ferreira e Silva, Dino Lincoln e José Elias Ferres com a Medalha e Comenda Maurício de Nassau.
O Reitor da UNINASSAU – Centro Educacional Maurício de Nassau, iniciou a palestra “Educação e Empreendedorismo Transformam Sonhos em Realidade”abordando a importância do estudo na sua vida “Através da educação eu saí do emprego de engraxate e me inseri nos ramos da área pública e, posteriormente, do empreendedorismo”, disse para o grande público. O empreendedor afirmou que a rede privada é fundamental para o desenvolvimento da educação e de profissionais no Brasil.“Um país, para sair do estágio de subdesenvolvimento somente por meio de educação. Em números, 76% da população estudantil de nível superior está na iniciativa privada. Isso é reflexo do que o a administração pública não consegue sanar”, comentou.
O empresário também expôs os passos principais para ser um empreendimento de sucesso. “A primeira característica do empreendedor é sonhar, transformar o sonho em projeto de vida, traçar metas e trabalhar arduamente para cumpri-las”, falou. Já na finalização da sua fala, Janguiê Diniz focou na era da inovação em que a população está inserida. “As pessoas acham que só porque estão formadas que elas podem para de estudar, mas sempre devem estar fazendo cursos de aperfeiçoamento e melhorando a capacitação. Só o capital intelectual tem condições de inovar”, disse.
A segunda palestra teve como tema “Liderança com Tecnologia e Mídias Sociais: Como Ser Inovador e Ambientes Competitivos”. A fala foi ministrada por Flávio Rosário, que falou a mudança dos tipos de relacionamentos pessoais com a ascensão das redes sociais e da tecnologia.
Em seguida, Marcelo Silva palestrou o tema “Gestão de Pessoas nas Organizações”. O especialista focou sua fala abordando aspectos como a cultura de uma empresa, comunicação entre os colaboradores da empresa, carreira e desenvolvimento de um empregado e a meritocracia. “As companhias do Brasil precisam focar no desenvolvimento de gestão de pessoas para alcançar o sucesso. Pernambuco é um estado em intenso desenvolvimento e é um dos melhores em gestão de pessoas de todo Nordeste”.
A maioria dos congressistas presentes são estudantes de graduação. A jovem Ohana Monteiro, estudante de contabilidade, disse que o congresso para sua área será um benefício para sua graduação. “Quero aliar o conhecimento que eu aprendo nas salas de aula ao que verei aqui”, comentou. A mesma posição é do estudante de administração Álvaro Gomes. “Tenho que abrir minha mente para o mundo. Vejo que por meio do congresso vou conhecer e aprender várias coisas que vejo no dia a dia da faculdade”, disse. Já o administrador Jonas Lages, o principal interesse em participar dos congressos é a reciclagem na área. “Eu já trabalho há muito tempo com a administração e quero ver o que há de inovação. Quero me atualizar”, falou. A estudante Bárbara Maciel, 20, participa do evento pela terceira vez e sempre acha um intenso aprendizado. “Vejo pessoas que estão no mercado há muito tempo e saio daqui instigada”, disse.
Os congressos simultâneos englobam os VII Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação, II Congresso Internacional de Contabilidade e II Congresso Internacional de Administração. Os interessados ainda podem realizar as inscrições e conferir a programação completa pela internet. O evento segue até o próximo sábado (13).